quinta-feira, 18 de novembro de 2021

TV Brasil exibe produções temáticas no Dia da Consciência Negra



A TV Brasil apresenta uma programação especial neste sábado (20), data que marca o Dia da Consciência Negra. A emissora pública combina a exibição de uma faixa de cinema nacional com produções musicais e séries de documentários.

As atrações temáticas começam no início da noite, às 18h, com a série documental Transversal do Tempo que traz uma edição com o veterano músico Mestre Lumumba. Logo depois, às 18h30, o filme "Jeca e seu filho preto" (1978), estrelado pelo comediante Amácio Mazzaropi, está em cartaz na sessão Cine Retrô.

Mais tarde, às 22h, o destaque é a produção Segundo Take. O diretor Jeferson De convida o ator Romeu Evaristo para um duplo desafio: encenar dois papeis emblemáticos no clássico da sétima arte "Eles Não Usam Black-tie" (1981).

Na sequência, a TV Brasil exibe os programas musicais Todas as Bossas e Cena Instrumental, às 22h30 e 23h30, respectivamente. Primeiro, o sambista Martinho da Vila faz um show intimista com sucessos da carreira. Após o espetáculo do bamba, os jovens do Trio Julio mostram seu talento em uma performance no estúdio do canal e batem um papo com a apresentadora Bia Aparecida.

Conteúdos especiais

Primeira atração temática da emissora pública no Dia da Consciência Negra, o seriado Transversal do Tempo revela a história de brasileiros que reinventaram suas funções na sociedade depois dos 60 anos de idade. A produção documental aborda a trajetória Mestre Lumumba neste sábado (20), às 18h.

O episódio que mergulha nas vivências do músico mostra entrevista em que Mestre Lumumba comenta diversos assuntos. Ao redor da família e amigos, o convidado recorda sua história de família, destaca a relação com a música desde a infância e fala com vitalidade sobre a velhice.

A seguir, às 18h30, a faixa Cine Retrô traz a comédia brasileira "Jeca e seu filho preto" (1978). O saudoso humorista Amácio Mazzaropi interpreta Zé, o pai de um rapaz negro. Com seu jeito simples, o artista abordou na trama a questão do preconceito racial.

Já às 22h, a atração é o programa da série Segundo Take em que o diretor Jeferson De recebe o ator Romeu Evaristo. O intérprete vai reproduzir cena marcante do premiado longa-metragem "Eles Não Usam Black-tie" (1981), sucesso do cineasta Leon Hirszman.

Durante o trecho escolhido, os personagens de Milton Gonçalves e de Gianfrancesco Guarnieri têm um diálogo que, apesar de ter sido escrito em 1958, para uma peça de teatro, permanece atual e impactante até hoje

Sucesso de bilheteria nos anos 1980, o filme cativou o público e a crítica. Com astros da dramaturgia nacional no elenco, a produção foi agraciada com vários prêmios. Entre os principais reconhecimentos para o drama vale mencionar a conquista do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

Logo depois, às 22h30, a TV Brasil apresenta dois programas musicais em sequência. Gravado com exclusividade, o show intimista "Martinho da Vila, Violão e Cavaco" integrou o projeto "Clássicos do Samba". O espetáculo foi registrado para o Todas as Bossas no Teatro Municipal João Caetano, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Durante a apresentação, Martinho da Vila canta obras consagradas do seu vasto repertório como "Casa de Bamba", "Canta, Canta Minha Gente", "Quem é do Mar" entre outras canções que marcaram sua carreira. O artista também versa e faz improvisos. No palco, o bamba é acompanhado por Gabriel de Aquino no violão e Alan Monteiro no cavaquinho.

A última atração especial temática da noite é o Trio Julio que se apresenta no Cena Instrumental, às 23h30. Com muito virtuosismo, eles tocam clássicos do choro e do samba no estúdio da emissora pública onde conversam com a jornalista Bia Aparecida, que comanda o programa.

Formado pelos irmãos Magno Julio, na percussão e pelos gêmeos Maycon Julio, no bandolim, e Marlon Julio, no violão 7 cordas, o trio executa composições como "Vatapá", de Dorival Caymmi; "Malandro", de Jorge Aragão e Jotabê; e "Peito Vazio", de Cartola e Elton Medeiros. O repertório também tem obras de Jacob do Bandolim, Pinxiguinha, Paulo Cesar Pinheiro, Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Transversal do Tempo – sábado, dia 20/11, às 18h, na TV Brasil

Cine Retrô – "Jeca e seu filho preto" – sábado, dia 20/11, às 18h30, na TV Brasil

Segundo Take – sábado, dia 20/11, às 22h, na TV Brasil

Todas as Bossas – sábado, dia 20/11, às 22h30, na TV Brasil

Cena Instrumental – sábado, dia 20/11, às 23h30, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário