sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Ciência é Tudo deste sábado (20/11) investiga propriedades dos fungos



O Ciência é Tudo inédito que a TV Brasil exibe neste sábado (20), às 9h30, aborda como os fungos podem ser usados. Pequenos organismos importantes para os ecossistemas, os fungos realizam a decomposição das matérias orgânicas.

Essas formas de vida são abundantes em todo o mundo, com diversas espécies diferentes catalogadas. Para os seres humanos, seus usos são os mais variados. Alguns podem servir de alimento, outros servem como base para medicamentos e também podem ser utilizados na agricultura.

Na gastronomia, por exemplo, espécies conhecidas como champignon e shitake são amplamente utilizadas no preparo de diversos pratos. Além desses fungos, existem outros que são aplicados na fabricação dos queijos roquefort e camembert.

Já as leveduras são empregadas na fabricação de alimentos como pães, roscas e bolos. Elas são usadas como fermento, pois tornam a massa leve e macia. Em bebidas alcoólicas, os fungos são adotados para fazer cerveja, uísque, vinho e saquê.

Além de serem importantes na indústria alimentícia e de bebidas, esses pequenos organismos também são largamente utilizados na indústria farmacêutica, na produção de antibióticos como a penicilina.

E a edição deste sábado apresenta também o quadro “Giro de Notícias”, com informações atualizadas sobre o universo da ciência e tecnologia no Brasil e no mundo.

Sobre o programa

Desde 2020, o Ciência é Tudo apresenta informações sobre a história da ciência, invenções do ser humano, curiosidades e reflexões sobre o impacto da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Também aborda as novidades sobre investimentos e políticas públicas para fomento científico. O programa é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).


Em sua segunda temporada, a atração está mais dinâmica e com novos quadros. O programa segue com a missão de promover divulgação científica e ajudar o telespectador a entender a ciência por trás dos fenômenos cotidianos.

Na primeira temporada, o Ciência é Tudo se adaptou às necessidades impostas pela pandemia de Covid-19, e abordou diversos temas relacionados ao coronavírus, como as pesquisas para desenvolvimento de vacinas e equipamentos e a busca de tratamento adequado.

A ciência no cotidiano também inspirou episódios sobre biologia, física, química, matemática, engenharia, cinema e astronomia, entre outras áreas. E ainda, uma viagem ao Maranhão mostrou detalhes sobre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em operação desde 1989 para lançar foguetes.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço


Ciência é Tudo - sábado, dia 20/11, às 9h30, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário