De acordo o docente, os conteúdos mais importantes são Ecologia, principalmente a temática de impactos ambientais e sócio ambiental. “Na parte de Biotecnologia, lembrar das técnicas de engenharia genética como a transgenia e na saúde sobre as doenças negligenciadas”, acrescentou ele.
O professor Carlos explica que responder provas antigas do Enem é uma ótima forma de revisão. “Esse é o momento de resolver questões, preparar sua técnica, prestar atenção na estrutura da questão e se atentar bastante ao comando da questão para não cair nas cascas de banana”, pontuou. Vale lembrar que as provas do Enem têm a característica de serem mais extensas e cansativas.
Critério de avaliação
O professor do ISO chama atenção para o critério de avaliação do candidato, a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Segundo ele, a TRI não vai avaliar apenas o quantitativo de questões que o candidato acertou, mas sim a coerência da resolução. “O Enem espera que o candidato saiba passar por etapas, logo, não faz sentido errar as questões fáceis e acertar as difíceis”, ponderou.
Portanto, o aluno precisa organizar o tempo de resolução de questões levando isso em consideração. “Se empacar em uma questão e demorar mais que 2 minutos, marque um ‘!’ e retorne depois”, disse. Ele orienta que o aluno faça primeiro as questões fáceis e médias, que é o que a TRI espera de você e depois tente as difíceis. “Pois errar questões fáceis vai baixar sua nota”, completou.
E, caso bata o nervosismo, Carlos traz uma última dica: “lembre-se que você se preparou muito, respire fundo, feche os olhos e se recomponha que esse é o seu momento”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário