Na Sampa Bakery, padaria artesanal localizada no bairro do Ipiranga, os pães de fermentação natural fazem muito sucesso e são os queridinhos na montagem de cestas de presentes.
Segundo a padeira Aline Berenguel, o fermento natural nada mais é do que uma combinação de dois insumos naturais, água e farinha, e a fermentação natural é a ação lenta desse fermento na massa, o que torna o processo de produção dos pães mais longo e sensível a alterações climáticas. Geralmente os pães rústicos fermentam em temperatura baixa (6 oC) por 12h a 24h. “Você terá um pão com casca mais firme, miolo bem macio e aerado, cheio de buracos, além de um aroma e sabor muito mais notáveis que de um pão comum”, conta a padeira.
Esse tipo de pão preserva boa parte dos nutrientes que os ingredientes tinham em estado natural, antes da fermentação. Por isso, é rico em fibras e tem valor glicêmico reduzido. Esse é o maior benefício para pessoas com diabetes, que precisam manter os níveis de açúcar no sangue controlados.
E se seu objetivo é manter a forma, pode incluir esses pães no seu cardápio. “Sem dúvida, ajudam muito! Por terem seu valor glicêmico reduzido, mantêm a saciedade por mais tempo. Além disso, a presença de uma variedade de microrganismos melhora a nossa flora intestinal. Mas você deve sempre consultar seu nutricionista”, complementa Bruna Lacerda, sócia da Sampa Bakery.
Para finalizar, ela explica que os pães podem ser congelados por até 90 dias ou mantidos em geladeira por até 10 dias, guardados em sacos plásticos higienizados e próprios para alimentos. Uma dica para facilitar o dia a dia é fatiar os pães antes de irem ao congelador ou à geladeira. “Para consumo, basta levar à frigideira ou ao forno por no máximo 10 minutinhos. Fica uma delícia”, sugere Bruna.
Serviço l Sampa Bakery
Qua a Sex – 11h às 19h
Sab – 09h às 17h
Dom – 09h às 15h
R. Lino Coutinho, 522 – Ipiranga
São Paulo-SP, 04207-000
Instagram: @sampa.bakery
Nenhum comentário:
Postar um comentário