quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Ailton Graça estreia como compositor na Mangueira

 


Formada por Beto Savanna, Índio da Mangueira e De Deus, que juntos somam mais de 70 anos de Estação Primeira de Mangueira, a parceria de número 45 entra na concorrida disputa da Verde e Rosa para o carnaval de 2022 com um reforço importante. O mais novo membro da parceria é o ator e sambista Ailton Graça que, pela primeira vez, irá participar de uma disputa de samba-enredo. 

-   Estou em estado de graça. Eu já desfilava na mangueira em uma ala só de compositores a convite do meu grande amigo índio, mas quando recebi o convite para integrar a parceria confesso que me assustei, mas está sendo um grande aprendizado. Participar da composição deste samba foi mágico, estar nessa disputa de samba-enredo é mágico – disse o ator. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus e por morar em São Paulo, o processo de criação do samba também foi uma novidade para a parceria. 

- Todo o processo de criação do samba foi através do aplicativo de mensagens. Pedi desculpas aos meus colegas compositores, mas eu aproveitei o momento para aprender ainda mais. Em várias ocasiões eu fiquei apenas ouvindo eles criarem essa obra genial e eu ali, no meio de compositores gigantes, só posso agradecer por me permitirem fazer parte dessa história, de poder vivenciar esse momento único que é uma disputa de samba enredo, ainda mais em uma escola tão especial quanto a Mangueira – contou emocionado Ailton. 

Ainda sobre a criação da obra, de acordo com o compositor Beto Savanna, além de melodia e letra de fácil memorização, a emoção é um dos pontos fortes do samba. 

- Nosso samba tem uma representatividade muito forte, muito pulsante. São três pretos, pobres do morro e que viraram exemplo e são a grande inspiração desse enredo maravilhoso - A negritude hoje veste Verde e Rosa, se inspira em Angenor, em José e Laurindo - disse emocionado. 

Além da experiência inédita de estar em uma disputa de samba, o artista que também preside uma agremiação em São Paulo, contou que pretende levar o modelo de disputa para a terra da garoa. 

- Poder participar ativamente da composição de um samba vai me auxiliar muito nessa minha trajetória de sambista. Entender o processo de uma disputa de samba vai me ajudar na construção do que a gente vai fazer aqui em São Paulo, na nossa escola Lavapés Pirata Negro, contou o mais novo compositor. 

A parceria também preparou um clipe em homenagem aos três grandes nomes da Mangueira. Em apenas 1 semana, o clipe já é campeão em acessos e acumula mais de 29 mil visualizações no Youtube. 

A apresentação oficial do samba de Ailton graça e cia acontecerá no dia 15 de fevereiro durante a live do “Viradão do Carnaval Verde e Rosa”, a partir das 15 horas, no canal da agremiação no Youtube. O intérprete Gilsinho é quem defenderá a permanência do samba ao longo da disputa da Mangueira. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário