quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Professora da UFRPE lança virtualmente a obra Entre “bricolagens” e narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico

 




Neste próximo sábado, 23, às 14h, será lançado, de forma virtual, o primeiro livro da Coleção: “História, Arqueologia, Memória e Patrimônio Cultural”. Idealizado pela Professora Dr.ª Ana Lúcia do Nascimento Oliveira, a obra, de 24 capítulos, reúne textos com relatos de pesquisas e/ou práticas pedagógicas de alunos e ex-alunos da graduação e do programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Entre “bricolagens” e narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico apresenta o conceito de “Bricolagem”, utilizado ao longo do tempo em diferentes áreas das Ciências Humanas, mas que, nessa obra, se remete ao conceito proposto por Michel de Certeau, ao defender que a união de vários elementos culturais, unidos e sistematizados, possibilita a criação de algo novo. 

Dividido em três eixos temáticos: I – Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; II – Patrimônio Cultural, Cultura Popular e Memória; III – Patrimônio Cultural e História Colonial, o livro oferece ao leitor diferentes apropriações de temas e abordagens que podem ser adotadas no fazer historiográfico, oferecendo a possibilidade de viajar por diferentes universos, que de alguma forma, dialogam entre si. 

Ao tratar sobre o campo do Patrimônio Cultural e suas múltiplas interpretações nos estudos históricos, a obra busca consolidar sua importância para a historiografia, fornecendo subsídios para o entendimento do espaço que este campo ocupa na pesquisa. Com isso, os leitores irão vivenciar narrativas que mostram a importância desse campo na construção do saber/fazer historiográfico.  

Após o lançamento virtual, por meio de transmissão no Google Meet: https://meet.google.com/hji-okzy-tnp, o livro será distribuído gratuitamente em formato impresso nas redes de bibliotecas de diferentes entidades acadêmicas públicas e privadas no Brasil e nos países de Língua Portuguesa. Além disso, também será disponibilizado na versão e-book no site da Editora Fi (www.editorafi.org.) e nos de portais de leitura gratuita na internet. 

IDEALIZADORA DA OBRA 

A professora Ana Nascimento, como é comumente chamada, tem Pós-Doutorado em História pela Faculdade de Letras do Porto - PT (FLUP), e Doutorado, Mestrado e Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou sua vida acadêmica no Laboratório de Arqueologia da UFPE como Técnica em Assuntos Culturais e como Arqueóloga. Foi Professora da disciplina de Pré-História na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Curso de Licenciatura em História. Atualmente é pesquisadora coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPARQ) da UFRPE e docente dos Programas de Pós-Graduação em História da UFRPE e da Universidade Católica (UNICAP). Dra. Ana Nascimento desenvolve pesquisas nas áreas de História, Arqueologia, Memória e Patrimônio Cultural. 

Serviço: 

Lançamento do livro - Entre “bricolagens” e narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico 

Quando: 23/01 – 14h 

Onde: Google Meet: https://meet.google.com/hji-okzy-tnp 

Informações: (81) 988015493 

Um comentário:

  1. Agradeço muito o destaque da notícia. Como um dos autores estou muito feliz por fazer parte desse grande momento para a Profa. Dra. Ana Nascimento.

    ResponderExcluir