A cantora Marisa Monte passou os últimos quatro anos organizando arquivos de seu trabalho, de gravações a recortes de jornal, em parceria com arquivistas, biblioteconomistas, técnicos de informática, pesquisadores e restauradores de áudio e vídeo. Criou, como resultado deste processo, um estúdio virtual interativo e uma coletânea em streaming com 30 canções, a que chamou de Cinephonia. Compilou áudios inéditos, curiosidades, textos dela e imagens de sua carreira.
“Nesses quatro anos, passei horas envolvida em um tipo de trabalho que é completamente invisível aos olhos do público, mas que foi fundamental para que eu tivesse acesso em um só lugar a todos os dados produzidos durante minha trajetória”, explica a artista. “Assistir, escutar, ter tudo isso acessível foi fundamental para que hoje eu possa colocar ao alcance do público esse material que chamei de Cinephonia. Cine (movimento/imagem) e Phonia (som). Os sons das imagens”, complementa.
É nesse contexto de redescoberta sobre a carreira da cantora que a Phonomotor e a Sony Music promovem o lançamento nas plataformas de streaming das 30 canções que haviam sido gravadas por Marisa em vídeos VHS e DVD, além de uma música inédita, intitulada Acontecimento. Distribuído em três fases, o material foi lançado em parte na coletânea Memórias 2001 – ao vivo e, agora, complementado com Hotel Tapes (1996) – ao vivo. Este álbum reúne encontros com nomes como Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Lulu Santos e Gilberto Gil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário