terça-feira, 3 de outubro de 2017

1º Evocando o Frevo de Bloco

Na próxima quinta feira dia 05 de outubro, às 19h, no hall do CAC – Centro de Artes e Comunicação da UFPE, situado no campus universitário, o grupo Lira da Gente realizará a segunda apresentação pública do seu trabalho. Será o “1º EVOCANDO O FREVO DE BLOCO”, com a presença de alguns convidados como o Coral Edgar Moraes, Walmir Chagas, Representantes do Bloco Lírico Flabelo Encantado. O evento homenageará os compositores pernambucanos.

Histórico do Grupo: 
O Lira da Gente - Coro e Orquestra de Frevo de Bloco do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco iniciou seu trabalho de pesquisa, ensaios e composição em março de 2017. É um projeto de extensão coordenado pelo Professor Dr. Flávio Medeiros do Departamento de Música da UFPE e envolve diversos alunos de Licenciatura e Bacharelado em Música, além de um coro feminino formado por cantoras convidadas, em sua maioria, participantes ou ex participantes de corais de blocos líricos.
Atualmente o grupo é formado por 25 músicos e 11 vozes femininas.
O objetivo desse trabalho é desenvolver a pesquisa, incentivar novos compositores para criação de frevos de bloco e apresentações públicas para divulgação e garantia da manutenção desse estilo musical tão típico de Pernambuco. 
Os blocos líricos são os genuínos e tradicionais representantes do frevo de bloco, identificados pela beleza das suas fantasias, geralmente trazendo recordações de antigos carnavais, a formação de seus cordões, as belíssimas evoluções de suas pastoras e de sua orquestra composta de banjos, violões, violinos, cavaquinhos, bandolins, flautas, saxofones, clarinetes, trompetes, bombardinos e instrumentos de percussão, como o surdo, a caixa e o pandeiro. 
O surgimento do frevo de bloco se deu nas primeiras décadas do Século XX, e marca o início da participação da classe média feminina no carnaval de rua do Recife, quando passaram então as senhoras e senhorinhas a desfilar fantasiadas em blocos, sob a proteção de cordões de familiares e amigos do sexo masculino.

Histórico do Regente: 
Nascido em janeiro de 1969 em Belo Jardim, município da Mata Norte do estado de Pernambuco, filho de Luiz Gonzaga de Oliveira e Maria de Lourdes Barros de Oliveira, vem de uma família de forte tradição musical que nos deu um dos maiores compositores de frevos do Recife: seu avô, o maestro e compositor Levino Ferreira, que orgulha Pernambuco com suas composições.
Lúcio Sócrates estudou no Centro de Criatividade Musical do Recife, tendo posteriormente se dedicado ao oboé, instrumento que, atualmente, toca profissionalmente na Orquestra Sinfônica do Recife. É também aluno do 7º período em Licenciatura de Música na UFPE, onde organiza e rege o Projeto Lira da Gente - Coro e orquestra de Frevo de Bloco, sob a coordenação e orientação do Professor Dr. Flávio Medeiros. 


Organização e regência do grupo: LÚCIO SÓCRATES BARROS DE OLIVEIRA
Endereço eletrônico: lucio_socrates.oboe@hotmail.com
Telefones para contato: (81) 3443 0399 / (81) 98800 7028 / (81) 99853 9054 
Coordenador e orientador do projeto: PROF. DR. FLÁVIO MEDEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário