sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Em comemoração aos 100 anos do Samba

Casa da Pólvora em João Pessoa  celebrou passagem dos 100 anos de Samba. a festa aconteceu nessa sexta-feira 02 de dezembro no centro histórico da capital . O agito ficou por conta   da bateria da escola de samba Unidos do Róger. Clube do Samba de Mesa,  Dandara Alves e Beatriz Araújo. "O samba não é só música. Assim como o futebol não é só esporte. Talvez o samba seja o futebol sonoro. Mas sem rivalidades e derrotas. É filosófico, poético, agregador, triste, alegre, raiz e nunca vai morrer. Viva o samba. Que ele continue causando sentimentos e sensações para sempre"
Clube do Samba de Mesa 
Fabiana Palmeira  da escola de samba Unidos do Róger.

  Rennan Oliveira, Santyago Silva e A  cantora Beatriz Araújo

 A cantora Dandara Alves , Blogueiro Santyago Silva e A  cantora Beatriz Araújo
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambor, surdo, timbau, pandeiro, entre outros) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.


As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.

O primeiro samba gravado no Brasil foi Pelo Telefone, em janeiro de 1917, cantado por Baiano. A letra deste samba foi uma composição coletiva com a participação de João da Baiana, Pixinguinha, Donga e outros músicos que frequentavam a casa da Tia Ciata, no Rio de Janeiro. Donga (Ernesto Joaquim Maria dos Santos) havia registrado, na Biblioteca Nacional do Brasil, a letra deste samba em 27 de novembro de 1916.

Nenhum comentário:

Postar um comentário