sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Seu Estrelo e Fuá de Terreiro no Ateliê de Nai

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, uma importante referência da cultura popular em Brasília, se apresenta em João Pessoa no dia 22 de dezembro. No ano em que completa 12 anos de existência o grupo percorre o Brasil e faz uma sambada mais que bela no Ateliê de Elioenai  Gomes, no Centro Histórico de João Pessoa.

Grupo cultural de Brasília, que criou a sua própria brincadeira popular tendo como fundamento o Mito Cerratense do Calango Voador. Ao longo de 12 anos, vem difundindo este brinquedo em alguns formatos de apresentação pelo Brasil, dentre os principais A Roda (teatro) e a Sambada (palco).
Na formação da sambada, o grupo destaca seu batuque, trazendo para o palco cantos e baques dos seres da mitologia do cerrado e outros cantos de terreiros do Brasil. Nela, traz a inovação da percussão brasileira com tradicionais instrumentos da cultura popular e a invenção de uma nova pulsada, o Samba Pisado, um ritmo tipicamente brasiliense. Com o peso das alfaias, a precisão da caixa, o gingado do gongué e a beleza dos agbês, entre modernos efeitos de pratos, chimbal e bateria eletrônica, Seu Estrelo traz no repertório músicas compostas pelo próprio grupo ou buscadas nos terreiros do País afora para representar a força do batuque de Brasília.
Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro é hoje conhecido como o grupo de uma tradição inventada, carregando em sua bagagem prêmios, matérias internacionais e até sendo conteúdo obrigatório nos vestibulares pelo impacto cultural e legado já deixado à Brasília. Cultura feita pelo povo para o povo!

Acesso 20 inteira e estudante 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário