terça-feira, 28 de junho de 2016

Linaldo Guedes lança “Tara e outros otimismos”, na Budega, em João Pessoa

O poeta Linaldo Guedes lança na próxima quarta-feira, dia 6 de julho, o livro “Tara e outros otimismos”. A obra, que sai com o selo da Editora Patuá, de São Paulo, reúne poemas eróticos do autor. “Tara e outros otimismos” é o quarto livro de poemas do autor. O lançamento será às 19 horas n´A Budega Arte Café, localizada na avenida Arthur Américo Cantalice, no Bairro do Bancários, em João Pessoa. Na ocasião, haverá show do cantor Geovan Morais e apresentação performática de Amanda Vital com a participação de Eliézer Silva. A apresentação do evento será de Lenilda Guedes.
         “Tara e outros otimismos” tem capa de Leonardo Mathias e prefácio da poeta mineira Adriane Garcia. Com 120 páginas, a obra será vendida por R$ 38,00 no lançamento e pode ser adquirida também pelo site da Editora Patuá.

         Segundo Adriane Garcia, ler “Tara e outros otimismos”, de Linaldo Guedes, é uma grata surpresa. “Não é sempre que nos deparamos com um livro temático sobre sexo, e que não aflua para o puramente vulgar ou para uma antilírica tão exarcebada que faça perder toda força poética ou, ainda, perder aquela fronteira controversa entre o erótico e pornográfico; mas que ela existe, existe. “Tara e outros otimismos” é erótico, sem medo de sê-lo, e é também um livro de poesia, com tanto que há de bom no gênero: rico, ritmado, diverso em referências, leve, mas sem negar a dor, mesmo das relações onde o que está envolvido é também o prazer sexual”, analisa.

         E acrescenta Garcia: “Em tempos de liberdade total da palavra (como vocábulo), mas de uma vigilância acirrada da palavra (como ideia), Linaldo Guedes vem construir um livro onde o sexo é heterossexual, onde o desejo é do homem pela mulher e onde a mulher é o lugar onde vai morar este desejo. É esta variante sexual que Guedes vivencia em seus versos, é sobre sua existência real que fala, é sobre o sexo como matéria, é sobre o eu-lírico que experiencia o encantamento pelo sexo feminino, o prazer pelo gozo que o sexo oferece e os sentimentos que podem acompanhá-lo”.
         Durante o mês de maio, o pré-lançamento do livro foi divulgado com a participação de diversas mulheres declamando poemas de Linaldo Guedes. Entre elas, Amanda Vital, Alessandra Cantero, Lourdinha Dantas, Wilka França, Solange Gualberto, Bia Kelly, Laila Alvarenga, Débora Gil Pantaleão, Tathyana Martins, Anna Apolinário, Veruza Guedes, Fidélia Cassandra, Mirtes Waleska, Rochelle Melo, Emanuelle Medeiros, Renalle Rodrigues, Livaneide Guedes e Vanessa Riambau. As declamações delas podem ser acessadas no canal de Linaldo Guedes no youtube.
         Linaldo Guedes é jornalista e poeta. Nascido em Cajazeiras, é radicado em João Pessoa desde 1979. Como jornalista, atuou nos principais órgãos de comunicação da Paraíba e foi editor do suplemento literário Correio das Artes por seis anos. Atualmente, é repórter do Correio das Artes.
Como poeta, lançou os livros “Os zumbis também escutam blues e outros poemas” (A União/Texto Arte Editora, 1998), “Intervalo Lírico” (Editora Dinâmica, 2005) e “Metáforas para um duelo no Sertão” (Editora Patuá, 2012). Lançou, ainda, “Singular e Plural na poesia de Augusto dos Anjos” (Editora A União, 2000) e co-organizou os livros “Diálogos” (entrevistas com escritores brasileiros publicadas no Correio das Artes- Editora Aboio/A União, 2004) e as coletâneas de contos e poesia dos 50 anos do Correio das Artes (Editoras A União e Universitária/UFPB, 1999). Lançou, em 2015, “Receitas de como se tornar um bom escritor”, pela Chiado Editora, de Portugal.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento do livro “Tara e outros otimismos”, Editora Patuá
ONDE: A Budega Arté Café, na rua Arthur Américo Cantalice, 197, no Bairro do Bancários
QUANDO: 6 de julho de 2016
HORÁRIO: 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário