quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Com teatro, música e circo, começa Mostra Internacional de Teatro

A partir desta quinta (1°), até 11 de outubro, a MIT-Paraíba Encena movimentará sete cidades do Estado com espetáculos teatrais, performances de dança, circo e outras linguagens, além de atividades de formação - tudo ao mesmo tempo


          Foi dada a largada ao maior circuito de espetáculos gratuitos e itinerantes de teatro do Estado. Começa nesta quinta-feira (1°), a Mostra Internacional de Teatro Paraíba Encena (MITpb).



          A abertura está marcada para as 17h, na Praça da Paz, nos Bancários, onde será encenado o musical “Sabiás do Sertão - Teatro Musical Brasileiro em um Ato, uma Chegança e uma Andança”, da Companhia Cênica, de São José do Rio Preto (SP). Para fechar a noite em praça pública, as bandas Evoé e Manu Lima & Sensualidade Nagô apresentam muito lirismo poético e black music.  



Sexta – A partir desta sexta (2), a MIT assume o seu verdadeiro propósito itinerante e começa a levar espetáculos e outras atividades artísticas para o interior do Estado. Cajazeiras recebe o grupo Teatro Oficina, de Sousa, que apresenta comédia no trato de assuntos religiosos na peça “Do Paraíso ao Pindorama”. A apresentação será às 18h, na Praça Nossa Senhora de Fátima.



          Na Capital, a mostra segue o circuito de apresentações e atividades de formação com quatro espetáculos e a oficina “Observatório de Crítica Teatral”, com o crítico teatral Alexandre Mate (SP), no Espaço Cultural.



         A programação do dia será aberta às 17h, pelo Grupo Quem Tem Boca É Pra Gritar, de João Pessoa, com “Cancão, Malazarte e Trupizupe”, apresentando a cultura popular em suas diversas linguagens na Praça do Coqueiral, em Mangabeira. A Cia. Cênica (SP), que passou pela estreia da MIT, encena “Sabiás do Sertão”, às 18h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural.



          Às 20h, no saguão do Teatro do Sesi (Rua Rodrigues Chaves, Centro), o performer Railson Almeida executa o número “Poema Negro”, inspirado em “Eu”, obra definitiva de Augusto dos Anjos. Para encerrar o dia, às 21h, no mesmo teatro, a companhia baiana Território Sírius encena “Joelma”, um delicado drama sobre identidade de gênero e preconceito.



“Observatório da Crítica Teatral”, com Alexandre Mate – Uma das atividades mais esperadas da programação será conduzida nesta quinta (1°) e sexta (2) pelo pesquisador paulista em teatro Alexandre Mate. A oficina “Observatório da Crítica Teatral” acontecerá das 9h às 12h, no Auditório 1 da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em Tambauzinho.



          A capacitação é voltada para artistas, jornalistas e profissionais ligados às artes cênicas. Para se inscrever para uma das 20 vagas é preciso enviar um e-mail para artemanhadeartes@mitpb.com.br informando o nome, idade, profissão, por que participar e currículo resumido.  



A MIT – Patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Mostra Internacional de Teatro - Paraíba Encena percorre as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras com dezenas de grupos de teatro, além de shows e performances artísticas.



O público também poderá participar de oficinas, palestras e debates que ocorrerão em paralelo, além de frequentar feira de livros, exposições e saraus. “Trata-se da maior mostra de artes integradas da Paraíba”, resume o seu idealizador, Luciano Santiago. Todas as apresentações e atividades de formação são gratuitas. O objetivo é possibilitar o acesso da população ao que de melhor está sendo produzido nas diferentes linguagens artísticas.



          A programação está disponível no site www.mitpb.com.br, onde o internauta também pode encontrar informações sobre os convidados, as atividades previstas, as sinopses e fotos dos espetáculos.



Programação:



Quinta-feira (1°):



Espetáculo “Sabiás Do Sertão -  Teatro Musical Brasileiro Em Um Ato, uma Chegança e uma Andança”
Cia. Cênica (São José do Rio Preto, SP)
Horário: 17h
Local: Praça da Paz, Bancários


Sinopse:

O espetáculo trata de um dos expoentes maiores da música caipira, a dupla Cascatinha & Inhana, que, em sua trajetória, reverenciam com primazia a cultura de raiz. O circo e o rádio, presentes na sua trajetória, são trazidos em cena.



Link: https://www.youtube.com/watch?v=zEW59X3i5Gk



Banda Evoé
Horário: 19h



Banda Manu Lima & Sensualidade Nagô
Horário: 20h



Oficina “Observatório de Crítica Teatral”
Com Alexandre Mate, pesquisador (SP)
Dias: quinta (1°) e sexta (2)
Horário: 9h às 12h
Duração: 3 horas
Vagas: 20

Local: Auditório 1 do Espaço Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário