terça-feira, 29 de setembro de 2015

BANDA PARAIBANA CHICOCORREA & ELECTRONICBAND ESTÁ NA DISPUTA DO NATURA MUSICAL PARA 2016‏

Desde 2005, todos os anos, a Natura convida especialistas do meio musical para ouvir, avaliar e selecionar os artistas que buscam o patrocínio dos editais do Natura Musical, programa que atualmente ocupa papel importante na renovação da música brasileira, com o lançamento de álbuns e turnês de artistas em diferentes estágios da carreira. Neste ano, a categoria dedicada à revelação de novos talentos do edital nacional contará com o voto popular. De 5 a 30 de outubro, o público poderá participar da escolha dos projetos que vão receber patrocínio para gravação do primeiro ou segundo disco da carreira e shows de lançamento.


Serão contemplados dois artistas ou bandas entre cinco projetos indicados pelos especialistas, previamente selecionados entre 252 inscritos. A comissão responsável pela indicação dos cinco nomes contou com a participação de produtores, jornalistas e críticos musicais de todo o País. O resultado será anunciado dia 4 de novembro.

Em dez anos, o Natura Musical já passou por várias transformações, acompanhando a revolução do mercado musical iniciada com a chegada do Itunes ao Brasil, em 2004. “Do nosso ponto de observação, patrocinando mais de 1000 shows e 270 projetos que deram origem a CDs, filmes, livros e outros produtos culturais nesses 10 anos, percebemos o engajamento cada vez maior do público com a produção e consumo de música brasileira. Isto nos motivou a buscar sua opinião sobre importantes escolhas que vamos fazer neste ano. Por outro lado, vemos muito valor em contar com nomes importantes da música brasileira para nos ajudar a apontar caminhos para esta escolha, por isto apostamos neste formato que junta avaliação de excelência artística e gosto pessoal”, explica Fernanda Paiva, Gerente de Marketing Institucional da Natura.



A votação será na plataforma online do programa (www.naturamusical.com.br), que vai publicar vídeos inéditos dos concorrentes a partir de 30 de setembro. Conheça os artistas que disputam:



ChicoCorrea & ElectronicBand (PB)

ChicoCorrea com sua ElectronicBand mescla ritmos tradicionais com elementos contemporâneos: com forte influência da música e do cancioneiro do Nordeste, absorve e mistura "sotaques" do trip hop, afrobeat, dance hall, dub jamaicano e beats eletrônicos globais. Sua mistura tem um resultado eficiente, contundente, mostra total domínio da linguagem da música nordestina e já é referência do gênero, segundo a comissão de especialistas do Natura Musical.

O Baile Muderno marca o retorno da banda paraibana que surgiu no começo dos anos 2000, foi muito recomendada e parou um período em busca de novas concepções. Sua proposta é retomar até as últimas consequências o uso de máquinas e as influências do dub, cocos de roda, trip hop e beats eletrônicos.

O sexteto liderado por ChicoCorrea é composto por Débora Malacar, Victor Ramalho, João Cassiano, Thiago Sombra e Carlos Dowling e participou de diversos festivais pelo país e no exterior.



Almério (PE)

Almério, com seu belo timbre vocal e performance provocativa, atualiza a MPB nordestina da metade dos anos 70, de Fagner e Ednardo, num clima que oscila entre o lírico e o fantástico. Apostando na força da canção com arranjos enxutos, mostra um trabalho autoral com personalidade, criatividade e linguagem de agora, segundo definição da comissão e especialistas do Natura Musical.

Almério, 34 anos, é mais um dos talentos de Caruaru para o Brasil. Nascido em Altinho, vive há anos na Capital do Agreste, onde em 2004 passou a acompanhar a banda de pífanos Zé do Estado, após o início da carreira cantando em bares e atuando em peças teatrais da cidade. Em 2010, no São João de Caruaru participou do show “O Maior Baião do Mundo”, com participações de Zélia Duncan, Elza Soares, Paulinho Moska, Mariana Aydar, Arnaldo Antunes, Ortinho, Junio Barreto e Luiza Possi.

O teatro contribuiu para o perfil de artista performático que apresentou em eu primeiro CD “Almério”, projeto quase todo autoral lançado em 2014. No mesmo ano, foi vencedor do Troféu Catavento 2014, da Rádio Cultura, como Revelação Musical Masculina.



CouttoOrchestra (SE)

Com criatividade, personalidade e enorme presença de palco, a banda mistura elementos da música brasileira, ritmos tradicionais do Nordeste, ritmos de outras partes do mundo e elementos de eletrônica. Originária de um estado com pouco espaço no mapa da música brasileira, a Coutto é o retrato de uma cena interessante e ainda pouco conhecida, analisa a comissão de especialistas do Natura Musical.

Formada em 2010, a “micro-big band” faz a fusão da cultura DJ com gêneros regionais como o maracatu de brejão, a taieira e o forró, criando um caldeirão sonoro de melodias cativantes. No palco, linkam aparatos tecnológicos à sanfona, percussão, sopro e voz.

O primeiro disco oficial da CouttoOrchestra, Eletro FUN farra, foi lançado em 2013. O álbum reúne os elementos que abriram as portas para a banda e apela para uma batida forte, fruto de uma pesquisa dedicada aos ritmos que marcam o pulso da aldeia global.



Gaspar (SP)

Hip hop misturado a gêneros do Nordeste com profundidade de pesquisa musical marcam o trabalho solo do rapper paulista Gaspar. O artista faz uma bela fusão do samba de raiz com o hip hop, entre outras manifestações tradicionais, mandando um recado de refrões poderosos, especialmente ao se aproximar da cultura yorubá, segundo a comissão de especialistas do Natura Musical.

Gaspar foi fundador do grupo de rap Z’África Brasil nos anos 90 e há vinte anos atua na cena hip-hop paulista. Seu trabalho solo, iniciado em 2010, é ligado à valorização da cultura de matriz africana e ao fortalecimento e à difusão da cultura afro-indígena, incorporando às suas composições o resgate da cultura popular pela linguagem do hip hop, fruto de uma grande pesquisa, realizada por influência de seu pai, sanfoneiro e compositor de forrós.

Em 2014, o rapper lançou seu primeiro disco, Rapsicordélico, com apoio do ProAC fruto de uma pesquisa sobre a composição poética das estruturas literárias dos cordelistas, dos versos dos emboladores e repentistas, das ladainhas dos capoeiristas, dos pontos dos jongueiros e das canções ritualísticas dos terreiros. O álbum teve participação de Zeca Baleiro, Emicida, Dexter, Lirinha e KL JAY.



SandyAlê (SE)

Com timbre original e um forte sotaque local, que dá profundidade às palavras que canta, SandyAlê envolve o público com performance irretocável, segundo a comissão de especialistas do Natura Musical. Sua música tem ares regionais com influências do reggae, dub, música brasileira, francesa e africana, com letras contemporâneas e arranjos delicados, como na combinação de sanfona com slide guitar, de “A Fila”.

A intérprete e compositora nasceu em Aracaju (SE), canta desde menina e, mesmo com a timidez que desaparece no palco para mostrar um admirável orgulho de ser o que é, transitou nas tribos do surf, skate, cantou em bandas de rock e em trios elétricos de carnaval, até se apaixonar pelo reggae.

Em 2011, foi morar no Rio de Janeiro, em busca do sonho de cantar, conhecendo de perto a cena boêmia da Lapa. Em 2013, voltou para Aracaju, onde começou a fazer parte da nova e prodigiosa cena local. No mesmo ano, Sandyalê gravou seu primeiro álbum "Um no Enxame", produzido por Dudu Prudente, interpretando canções dos compositores sergipanos Elvis Boamorte, Rafael Oliva, Dudu Prudente, Kadydja Albuquerque, Guto Carvalho Neto e duas músicas de sua autoria.



Natura Musical: 10 anos de valorização da música brasileira

O Natura Musical, programa da Natura de apoio à música brasileira completa dez anos em 2015, ocupando papel singular no cenário de patrocínio cultural do país. Com mais de 270 projetos patrocinados, o programa apoiou, desde 2005, a realização de mais 1130 produtos culturais (mais de mil shows, 89 CDs, 19 DVDs, 17 livros e 5 filmes), e se converteu numa plataforma de renovação da música brasileira. Hoje proporciona o lançamento de um volume de novos trabalhos comparável aos principais selos de música brasileira não orientados exclusivamente pelo mercado, com uma média de 20 discos por ano, além de patrocinar cerca de 150 shows pelo país, gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente, no caso de artistas consagrados.

Em 2015, o programa prevê o lançamento de aproximadamente 30 discos, com a realização de suas turnês, de artistas como Tulipa Ruiz, Chico César, Emicida, Gal Costa, Elza Soares e a nova geração paulista, BNegão, Rodrigo Campos, Filipe Catto, Mestres Navegantes, entre outros. De acordo com Fernanda Paiva, atualmente é a maior plataforma de fomento à música no país. “Acreditamos na música como um importante veículo de comunicação capaz de aproximar as pessoas. Ela tem o poder de despertar diferentes emoções, de transformar e é isso que queremos transmitir para o público”, ela explica e ressalta: “a Natura apoia todos os estilos musicais, em todas as regiões do Brasil”.

O programa patrocina novos talentos, projetos de preservação de legado e formação musical  e artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira em todo o Brasil, por meio de diferentes frentes, como os editais públicos, que selecionam projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural, por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; por Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e com o festival Natura Musical.

OUÇA A WEBRÁDIO NATURA MUSICAL E SAIBA MAIS NO PORTAL

www.naturamusical.com.br



Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 71% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para 28128. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário