segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Artesãos de todo o país participam do VII Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil (CONTRARTE), em Natal (RN)

Artesãos de todo o país participam, entre os dias 19 e 21 de outubro, da sétima edição do Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil – VII CONTRARTE, que acontece na cidade de Natal (RN), no auditório do Praia Mar Hotel. O evento, que terá como tema “Artesãos do Brasil avançando nas conquistas”, é realizado a cada dois anos, em estados eleitos com a finalidade de contribuir para o futuro do artesão e estabelecer os rumos das organizações da categoria.


A pauta das discussões será focada nas propostas para as políticas públicas do artesão e do artesanato, com destaque para a regulamentação da profissão, luta que se estende há mais de 30 anos. O projeto de lei 7755/2010 é uma batalha constante e hoje se encontra aprovada pelo Congresso Nacional, aguardando sanção da presidente Dilma Rousseff. Ainda serão abordados a criação da Secretaria Especial do Artesanato, a atual situação das ações do Programa do Artesanato Brasileiro, as Políticas de Tributação Fiscal, Linhas de Crédito e Capacitação, o Fortalecimento das Entidades de Classe e um programa de inclusão digital para o artesão. Apresentações culturais também estão previstas para o evento.

“Estaremos abordando focos importantíssimos para a atual conjuntura; comercialização com a cooperativa sem fronteira, que apresentará uma nova proposta para os artesãos do país, e de crédito, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para atender uma demanda que compreende mais de 10 milhões de brasileiros, trabalhadores artesãos”, define Isabel Gonçalves, presidente do CNARTS. Segundo o Ministério do Trabalho, 60% dos artesãos estão no meio rural, sendo 78% mulheres. O artesanato movimenta cerca de R$ 54 bilhões por ano. É, portanto, um segmento estratégico para aumentar a redistribuição de renda e gerar mais empregos.

"Será o maior congresso da história da categoria no Brasil, realizado pela CNARTS, e que contará com a participação de delegados de todos os estados nacionais, reforçando a regulamentação da profissão de artesão, que foi o compromisso firmado por nós no relatório final da 6ª edição do CONTRARTE, que ocorreu em novembro de 2013, no Espírito Santo", revela Isabel.

Ainda segundo ela, a expectativa é extrair desse congresso uma plataforma para políticas públicas a serem executadas em todas as esferas governamentais e fortalecer as entidades em todos os estados. “Vamos mostrar que sabemos o que queremos e temos conhecimento de como fazer. A CNARTS é um marco de luta, e foi a partir dela, após 35 anos, que começamos a avançar e unir os artesãos do Brasil de Norte a Sul do país”, finaliza. O objetivo do CNARTS é acabar com a distorção cultural existente no país sobre os trabalhadores artesãos, pois de acordo com a categoria, o artista paga para expor e comercializar os seus produtos, enquanto que os demais captam recursos públicos e recebem cachês.


O evento tem o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Nacional de Economia Solidária, SEBRAE Nacional, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fórum Potiguar de Economia Solidária, Prefeitura de Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Incubadora de Iniciativas e Empreendimentos Solidários (INICIES), MARKA Viagens e Turismo e Projeto Pegadas, e contará com a presença do ministro Henrique Alves na abertura oficial. Estarão presentes também os parlamentares (deputados e senadores) que compõem a frente parlamentar mista em defesa do artesão, criada pela articulação da CNARTS junto ao congresso, neste ano, onde o presidente é o deputado Givaldo Vieira (PT-ES). O CONTRARTE é voltado para os artesãos delegados eleitos em seus respectivos estados por meio dos Congressos Estaduais, organizados pelas federações, os quais terão direito a voz e voto. Nesta edição em Natal, 810 serão delegados, além de convidados e ouvintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário