Entre os
presentes desenvolvidos pela Natura para o Dia das Mães 2015, dois são
inspirados em ideias e conceitos de cocriadores. Através do programa de
inovação aberta Cocriando Natura, a empresa reúne pessoas que se identificam
com a essência da Natura, para atuar de forma colaborativa na construção de
ideias, conceitos e protótipos de inovação.
O grupo,
que participou da jornada Presentes, em outubro de 2013, ressaltou que estes
deveriam enfatizar os momentos especiais, os rituais e ajudar a contar
histórias. O kit
Natura
Tododia Miniaturas traz três hidratantes corporais em versão de 80ml (algodão;
avelã e romã e amora e amêndoas) em uma embalagem exclusiva, adornada com uma
poesia. O outro kit para o Dia das Mães que resultou da cocriação é o Tododia
Aconchego Lavanda e Vanila. O presente é composto por um sabonete em barra
massageador, um creme hidratante para os pés, um spray de corpo e ambiente
perfumado, um hidratante corporal para pele extrasseca e uma cartilha com
gestuais para relaxamento durante o uso do produto.
Nova
Plataforma
A
plataforma d
o
Cocriando foi aprimorada recentemente e possibilita aos usuários compartilharem
ideias em formatos variados, como vídeos, fotos e desenhos, de forma mais
organizada, divertida, colaborativa, por meio de todos os tipos de dispositivos
conectados à internet – computador, tablets e celulares. O processo de
cocriação, antes realizado pelo Facebook, ficou mais moderno e divertido. Todo
o conteúdo criado agora pode ser acessado por qualquer internauta,
diferentemente do que acontecia antes.
Para
participar, dar opiniões e compartilhar conteúdos, no entanto, é necessário
fazer um cadastro para obter um perfil
na
página http://cocriando.natura.net. Os usuários mais ativos ganham visibilidade
e são reconhecidos por meio de medalhas e rankings.
“O
processo de inovação fica ainda mais rico quando conduzido de maneira
colaborativa. O trabalho em rede possibilita que a interação das diferentes
partes, com diferentes pontos de vista, gere um resultado surpreendente. A nova
plataforma chega para facilitar esse processo de cocriação e tornar a
experiência do público ainda mais prazerosa e divertida”, afirma Adriano Jorge,
gerente de inovação da Natura.
Para
estrear o novo espaço, estão abertas duas jornadas, como são chamados os
desafios de inovação do Cocriando. A Jornada de Bem-Estar faz um convite para a
cocriação de conceitos, produtos e serviços que ampliem o bem-estar para todos.
A Jornada Tododia convida a rede a pensar sobre como a Natura pode trazer mais
cuidado, beleza e prazer para a rotina das pessoas. Dessa forma, a companhia se
aproxima cada vez mais de seus consumidores e os torna parte de seus processos
de criação, entendendo de perto suas necessidades para inovar e atender de forma
eficaz às suas expectativas.
Sobre o
Cocriando
Criado
em julho de 2013, o Cocriando nasceu da paixão pelas relações que direciona o
comportamento empresarial da Natura e da identificação de uma necessidade
crescente do consumidor de construir interações mais significativas com as
marcas com as quais tem afinidade. A maioria desses consumidores gostaria de
participar dos processos de desenvolvimento e aprimoramento de produtos ou
serviços das empresas e, pensando nisso, a Natura cunhou seu projeto. Ao todo,
já foram realizados 8 desafios de cocriação, intitulados jornadas, que
trouxeram à rede de cocriadores temas como transparência empresarial, consumo
consciente e assuntos mais relacionados a produtos, como a jornada Mamãe e Bebê
e a de presentes, que discutiu os significados e expectativas de quem presenteia
e é presenteado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário