domingo, 10 de agosto de 2014

Carnaval dos Caretas em Triunfo 2015

Mascarados com roupas coloridas, chocalhos pendurados em uma tabuleta e chicote. A descrição faz referência aos centenários Caretas, personagem principal do Carnaval de Triunfo, no Sertão de Pernambuco. Mais de cem deles desfilam pelas ladeiras históricas do município. Apoteose dos Caretas traz magia ao Carnaval na segunda-feira.

Os antigos moradores contam que a figura do Careta foi inspirada no personagem Mateus do reisado, manifestação que era típica na zona rural de Triunfo. No início, somente homens se escondiam por trás das máscaras feitas de papel e cola, vestindo camisas de mangas compridas, calça simples e meias como luvas, além do chapéu de palha com pequenos enfeites. Atualmente, mulheres e crianças também participam da brincadeira e a indumentária ficou sofisticada, com plumas, fitas, brilho e roupa feita com tecido colorido. 
Além dos mascarados, o Carnaval de Triunfo é animado também pelo desfile de  blocos e troças carnavalescas. Ao som da orquestra de frevo, o bloco da Galinha é o maior deles e faz a abertura da folia na cidade com o desfile na noite da sexta-feira que antecede o sábado de Zé Pereira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário