quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Roberta Sá nesta sexta-feira em João Pessoa

A cantora potiguara Roberta Sá é a atração que fecha a penúltima noite do projeto Extremo Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope). Ela empresta a sua voz naturalmente grave e aveludada em apresentação marcada para as 22h desta sexta-feira (31), no palco montado na orla de Tambaú.

A abertura, às 19h, traz a cantora paraibana Renata Arruda, que vai investir num repertório de MPB, pop, sambas e forrós para coroar as duas décadas de estrada na gravação do DVD e CD comemorativos “Marcas e sinais – 20 anos de carreira”. Sandra de Sá e Nando Cordel farão uma participação especial como convidados.

Roberta Sá – A cantora retorna a João Pessoa para apresentar o repertório dos seus cinco discos. Nascida em Natal há 33 anos, aos 9, Roberta se mudou para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje. O marco inaugural de sua carreira foi um show no Mistura Fina, no Rio, em 2002, onde conheceu o preparador vocal Felipe Abreu.

Felipe foi o elo até o músico Rodrigo Campello, que produziu a primeira demo da cantora. O trabalho chegou às mãos de Gilberto Braga, que a convidou para gravar “A vizinha do lado”, de Dorival Caymmi, como tema da novela global “Celebridade”.

Em 2004, veio o primeiro disco, “Braseiro”, com produção de Rodrigo Campello e direção de voz e coro de Felipe Abreu. “O repertório é uma declaração de amor à música popular brasileira. Pelo menos a que eu conhecia até aquele momento. É um álbum de memórias musicais afetivas. Foi aí que começou minha formação profissional: pelo convívio com músicos e artistas fabulosos”, diz Roberta. Ney Matogrosso, MPB-4 e Pedro Luís e A Parede foram os convidados.

“Que belo estranho dia pra se ter alegria”, o segundo disco, foi lançado em 2007. Lenine, Carlos Malta e Pife Muderno, Hamilton de Holanda, Silvério Pontes e Zé da Velha foram os convidados especiais. “Tenho a sorte de ter gravado os discos que quis, com as pessoas que escolhi”, diz.

Dois anos depois, Roberta Sá reuniu o repertório dos dois primeiros álbuns no show “Pra Se Ter Alegria”, que contou com a direção do cantor e compositor Pedro Luís e da jornalista Bianca Ramoneda. A apresentação resultou em um DVD e CD que reúne sucessos, como “Alô Fevereiro”, “Interessa?”, “Janeiros”, “Mais Alguém”, “Eu Sambo Mesmo” e “Agora Sim”. Um ano após o lançamento, ela ganhou o prêmio DVD de Ouro.

Em 2010, juntou-se ao Trio Madeira Brasil para gravar “Quando o canto é reza”, homenagem ao compositor baiano Roque Ferreira. O disco tem coco, maxixe, samba carioca, maracatu, samba de roda e 13 canções do compositor – oito delas inéditas. “Segunda Pele”, de 2012, é seu quinto disco.
  
Renata Arruda – Aos 20 anos de carreira e esbanjando versatilidade por todos os ritmos por onde transita, Renata Arruda desfruta da maturidade artística ostentando uma carreira respeitosamente construída ao lado de grandes: já cantou ao lado de Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Altamiro Carrilho, Ana Terra, Elizeth Cardoso, Elba Ramalho, Cássia Eller e Alceu Valença. 

O inconfundível timbre grave e sensual de sua voz já deu vida a composições de Dolores Duran a Maysa, passando por Chico Cesar, Lenine, Belchior, Rita Lee, Ângela Ro Ro e Cazuza. Nomes estrelados da música concorrerão na noite de Renata: Sandra de Sá e Nando Cordel são participações confirmadas no show de sexta, bem como a sua roda de samba, o sanfoneiro Eduardo Araújo e o cantor Erick von Sohsten. 

Após seis álbuns lançados, a cantora pretende trazer neste DVD a voz e a interpretação marcantes, com o mesmo apego às raízes paraibanas. O repertório retoma os maiores sucessos da cantora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário