“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia e as indagações de qualquer pai sobre seu futuro, suas dores e alegrias. Quando a gente é pai quer tomar para si as dores da sua criança e lutar para que ela fique assim, tranquila, como em um sonho bom. A missão dos pais é garantir o sorriso no rosto de seus filhos.”, pontuou ele.
Os primeiros acordes e versos de “Perfeita Harmonia”, porém, nasceram antes de sua filha, mas um bloqueio criativo o impossibilitou, nesta época, de dar andamento à canção. “Quando ela nasceu, tudo veio de repente, em um grande download e eu consegui terminar a música. Ela nasceu em 2016 e fico feliz que eu tenha conseguido mostrar para o público agora.”, disse.
Na ficha técnica de “Perfeita Harmonia”, há apenas três personagens: o próprio Danilo Martire, Victor Russo (solo de guitarra) e Kate, uma cantora de IA (inteligência artificial).
“Isso foi bem interessante. Estamos no meio de uma discussão sobre o uso de inteligência artificial na arte de modo geral. Eu ganhei um período de teste de uma funcionalidade premium de uma plataforma brasileira de IA, que separa vozes e instrumentos. Essa funcionalidade me permitiu enviar a minha voz gravada e usar o timbre de uma mulher (a Kate) para alterar a sonoridade da minha própria voz. Achei isso incrível e como eu já pensava em colocar uma segunda voz, na forma que é apresentada na música, resolvi utilizar esse mecanismo virtual.”, explicou o artista.
Porém, Danilo não se comportou passivamente diante da IA. “Não foi tão fácil, no entanto... tive que afinar a voz da IA (depois de modificada) nota a nota quase, porque algumas delas não encaixavam na melodia e na harmonia da voz. E também tive que regravar várias vezes o meu vocal para ficar tudo na mais perfeita harmonia, rs. Há quem diga que eu utilizei a inteligência artificial exatamente da maneira correta, como ela deve ser utilizada. Eu penso que sim, não sei... as possibilidades são inúmeras e estou sempre aberto a novidades. O público poderá opinar.”
Por fim, a capa de “Perfeita Harmonia”, também assinada por Danilo Martire, remete ao tema da música, a filha do artista, embora não seja ela na imagem. “A capa representa ela a dormir abraçando esse mundo etéreo e lúdico que é o sonho infantil, cheio de alegrias e paz.”, disse.
“Perfeita Harmonia” tem produção, mixagem, masterização e instrumentos (com exceção dos solos de guitarra) gravados por Danilo Martire. O lançamento está disponível nas plataformas de streaming a partir deste 1º de março.
Sobre Danilo Martire
Nasceu e vive em São Paulo, capital. Há 30 anos iniciou sua trajetória musical, apresentando-se em bares, casas noturnas e bandas de cover e autorais. Há 5 anos tornou-se professor de canto e iniciou sua carreira solo autoral. “Perfeita Harmonia” é o 11º single autoral/solo lançado por Danilo, com sua antiga banda foram dois CDs.
“Hoje sou um incentivador da longevidade vocal e tenho o projeto a Voz 50+ que procura valorizar artistas e pessoas longevas a cuidar da voz, e a se colocar no mundo através dela, por meio de eventos, palestras, cursos e oficinas. Sou coordenador do LabVox50+ da Uniacev – Universidade Corporativa de Canto e estou na diretoria da ProCanto – Associação Brasileira de Professores de Canto. Como cantor e compositor, sigo produzindo meu trabalho a partir do meu home studio e eventualmente faço algum show ou participação especial. Também sou pós-graduado em Psicologia Positiva e atualmente curso Cantoterapia.”
Além destas, Danilo exerce outras atividades. “Trabalho com comunicação e recursos humanos, desenvolvendo programas de diversidade e inclusão para uma grande empresa de transporte público em São Paulo. Aproveitei esse conhecimento e nessa jornada inclui a militância pela longevidade vocal e combate ao etarismo no meio da música e outras artes. Recentemente realizei juntamente com a Uniacev o II Simpósio A Voz 50+ que foi um sucesso. Em breve faremos um simpósio Iberoamericano sobre o tema e levaremos esse assunto para nossos hermanos da América Latina.”
Com sua banda antiga, esteve no palco da 1ª edição brasileira do Lollapalloza (2012), abrindo o show do Foo Fighters, onde foi entrevistado pela Multishow. Alguns de seus singles foram destaques na Revista Arte Brasileira.
Danilo Martire por Ellen Goulart / divulgaçao
Ficha técnica
Vocais: Danilo Martire
Segunda Voz: Kate (Voz de Inteligência Artificial)
Solo de guitarra: Victor Russo.
Arte da capa: Danilo Martire
Produção musical, mixagem e masterização: Danilo Martire
Todos os outros instrumentos gravados por Danilo Martire em seu home studio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário