O clássico é o destaque da faixa de programação Show de Bola Nacional. A equipe de craques da crônica esportiva entra no ar 30 minutos antes da partida para manter o público informado sobre os principais acontecimentos relacionados à disputa. A peleja começa às 18h no Maracanã.
A jornada esportiva para a final da competição é liderada por André Luiz Mendes que faz a narração. O comentarista Waldir Luiz analisa os lances da decisão entre tricolores e rubro-negros. As reportagens ficam por conta de Rafael Monteiro. O plantão da informação está aos cuidados de Bruno Mendes. O ouvinte ainda pode acompanhar o jogo por streaming no site da emissora pública e no app Rádios EBC.
No confronto de ida pelo título no último sábado (1º/4), o Flamengo ganhou o Fluminense por 2 a 0 com gols de Ayrton Lucas e Pedro, dois ex-jogadores que defenderam o tricolor carioca. O time das Laranjeiras teve o lateral Samuel Xavier expulso no segundo tempo.
Vantagem, artilharia e pressão da Libertadores
Para garantir a conquista, o Fluminense precisa vencer o rival por mais de dois gols de diferença. Já o Flamengo levanta o troféu e comemora mesmo se perder a disputa decisiva por um gol. Em caso de empate no resultado somado das partidas, o campeão será decidido nas cobranças de pênaltis.
A artilharia do tricolor Germán Cano está praticamente sacramentada no Carioca 2023. O goleador argentino balançou as redes 14 vezes no estadual até agora e assegurou distância suficiente em relação aos demais concorrentes.
O segundo jogador com mais gols na competição é Lelê, atleta que disputou o estadual pelo Volta Redonda e já não joga mais nesta edição do campeonato. A revelação foi contratada pelo tricolor ainda durante o Carioca. O atacante Pedro, do Flamengo, tem nove gols e é improvável que alcance a marca.
No meio de semana, os adversários da final estrearam pela Copa Libertadores da América deste ano com performances opostas fora de casa. Flamengo e Fluminense tiveram de viajar e enfrentar clubes do exterior no início da competição.
O atual campeão Flamengo perdeu de virada para o Aucas por 2 a 1 na altitude de Quito, capital do Equador, localizada a 2.850 metros acima do nível do mar. Enquanto isso, o Fluminense superou o Sporting Cristal por 3 a 1, em Lima, no Peru, com boa atuação coletiva, após sair perdendo o jogo.
Informações sobre a competição
Com a participação dos quatro grandes clubes do Rio novamente na Série A do Campeonato Brasileiro, fato que não ocorria desde o Carioca de 2020, a atual edição do estadual teve equilíbrio na disputa da dupla Fla-Flu. Além dos finalistas, Vasco e Botafogo também apresentam elencos mais fortes em 2023.
A competição tem o mesmo regulamento pela terceira vez consecutiva. Este ano, o campeonato reuniu 12 times que se enfrentaram em turno único com 11 partidas. O Fluminense, equipe que fez mais pontos na primeira fase, conquistou a Taça Guanabara.
Os quatro times com melhor posição garantiram vaga nas semifinais em confrontos de ida e volta. Os vencedores decidem a final do Carioca, também em formato de ida e volta. Já os clubes classificados entre o quinto e o oitavo lugar da primeira etapa do estadual fluminense concorrem ao título de campeão da Taça Rio. O último colocado da fase inicial do campeonato sofre o rebaixamento.
Cobertura esportiva da Nacional
Esporte que é paixão do povo brasileiro, o futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.
A Nacional apresenta, ao vivo, vários duelos de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming e acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros. O destaque do primeiro trimestre é o estadual do Rio de Janeiro em dias e horários diversos, de acordo com a tabela.
Antes e depois dos confrontos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A análise sobre os resultados da rodada ainda ganha janela diária para um rico debate em produções consagradas no radiojornalismo esportivo.
Os programas Bate Bola Nacional e No Mundo da Bola têm edições de segunda a sexta, ao vivo, às 12h40 e às 18h40, respectivamente com 20 minutos de duração. O No Mundo da Bola ainda conta com uma edição semanal de uma hora, aos domingos, às 21h, em transmissão simultânea com a TV Brasil.
A ideia é oferecer ao público uma programação jornalística com noticiário preciso e informação relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.
Talentos do jornalismo esportivo
O time da Rádio Nacional reúne craques da crônica esportiva. Experientes comentaristas e talentos das novas gerações da imprensa segmentada brasileira integram a equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). São produtores, jornalistas e apresentadores que buscam o diferencial da notícia.
Além de informar o público nas ondas do rádio, o time também faz bonito na telinha da TV Brasil. Os profissionais realizam o programa Stadium, de segunda a sexta, às 19h40, e a mesa redonda dominical No Mundo da Bola, às 21h.
Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. Os telejornais diários como o Repórter Brasil e os noticiários locais também oferecem uma ampla cobertura dos principais resultados do dia.
Os profissionais que entram em campo na equipe de esporte da empresa ainda fazem a cobertura das jornadas de diversas modalidades e noticiam os principais resultados em reportagens no site da Agência Brasil. As tabelas atualizadas das competições podem ser acessadas em tempo real pelos usuários.
#VemOuvir
Música e informação você encontra na Rádio Nacional. Diariamente no ar, os clássicos da música brasileira e os artistas que fazem sucesso na nova MPB. Fique ainda bem-informado com notícias a todo momento e muito futebol.
A Nacional também está no Instagram e no YouTube. A rádio marca presença ainda no Spotify com o perfil "Rádio Nacional". Os fãs podem ouvir podcasts e playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A interação com o ouvinte está 'on' pelas redes sociais e pelo WhatsApp.
Criada em 1936 no Rio de Janeiro, a Rádio Nacional está presente na memória afetiva da população ao revelar o Brasil aos brasileiros e é reconhecida como referência de programação plural e popular. Em Brasília, a emissora AM foi criada em 1958 para apoiar a construção da Capital. A frequência em FM no Distrito Federal entrou no ar em 1976, a primeira da capital do país.
Inaugurada em 1º de setembro de 1977, a Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas para a região da Amazônia Legal, com cobertura de mais da metade do território brasileiro. Alcança, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a Região Norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.
Sintonizada desde 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões mistura informação local e nacional com protagonismo para a produção da região. Em 2021, entra no ar a Rádio Nacional em São Paulo, enquanto no ano seguinte foi a vez de São Luís, capital do Maranhão, ganhar sua emissora da Nacional.
Serviço
Transmissão da final do Campeonato Carioca 2023 na Rádio Nacional
- Fluminense x Flamengo, domingo, dia 9/4, às 17h30
Nenhum comentário:
Postar um comentário