Mesmo com as cidades em constante crescimento, alguns ainda preferem manter a tranquilidade que certos bairros conservam. Com um ar aconchegante de família, essas regiões atraem moradores pela tradição e segurança. Em João pessoa, um grande exemplo é o Bairro dos Estados.
Fundado em 1952, o bairro teve origem na área que antes pertencia à família francesa Boisson (a Fazenda Boi Só) e, durante as décadas de 70 e 80, foi residência da elite paraibana, que já começava a sair do centro da cidade. Com a expansão e criação de bairros próximos à praia, o Bairro dos Estados preservou as casas nos grandes terrenos, mas a população começou a dar preferência a outros tipos de moradia.
Segundo Luiz Brilhante, presidente da Associação dos Moradores do Bairro dos Estados (AMBE), há algum tempo, os paraibanos já estão fazendo o movimento contrário. “Devido aos empreendimentos luxuosos que começaram a ser construídos, muitos moradores voltaram para o bairro. Os mesmos residenciais que temos no Cabo Branco, agora nós temos aqui”, comenta.
Além da tradição, um dos principais pontos positivos é a localização. Embora já seja um local de investimento de construtoras, o Bairro dos Estados ainda é em sua maioria residencial e oferece estrutura comercial, como explica Murilo Souza, gerente comercial da Alliance, construtora que já identificou o grande potencial da região. “É um bairro tradicional, querido por muitos moradores de João Pessoa e é perto de tudo. Situado entre a praia e o centro e com acesso fácil às principais áreas da cidade, é um local calmo e com uma estrutura comercial que oferece tudo o que precisamos em volta.”
É o que confirma o morador do prédio Evidence Class Club, o empresário Antônio Costa. “Eu escolhi o Bairro dos Estados por ser próximo ao meu trabalho, mas também pela facilidade de acesso aos vários pontos da cidade, com diversas saídas para o centro, litoral e outras cidades. E, além disso, a região também me proporciona muito silêncio e ventilação.”
O início de verticalização no local, que poderia ser motivo de receio, não preocupa os moradores, nem os mais antigos, como Sabiniano Rodrigues, também residente do Evidence. “Sempre morei no Bairro dos Estados, há quase 50 anos, e vários motivos me fizeram ficar, como localização, estrutura e tranquilidade. Em relação ao aumento do número de prédios, é inevitável, e apenas os condomínios verticais vão oferecer certas vantagens. Segurança, área de lazer, comodidades que não são viáveis em uma casa.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário