terça-feira, 19 de julho de 2016

Ousadia e atrevimento no olhar de Pragana

Inspirada em frase de Fernando Pessoa, a mostra na Arte Plural Galeria provoca uma reflexão sobre as múltiplas possibilidades dos indivíduos


A frase do poeta português Fernando Pessoa – tudo é ousado para quem nada se atreve – entrou na vida do artista plástico pernambucano Carlos Pragana no ano passado, meio que por acaso. Desde então, não saiu mais da sua memória e tornou-se um desafio entendê-la. O resultado desses momentos de reflexão está na exposição que a Arte Plural Galeria abriga, a partir do dia 18 de julho, com pinturas, desenhos e um painel gigante que é puro atrevimento.

As cores, nuances e traços singulares de Pragana dão forma à compreensão de que a vida exige ousadia e, portanto, não existem amarras. “Podemos tudo, basta querer”, diz o artista, recordando seu espírito ‘tinhoso’ desde a infância, sempre testando os limites familiares para avançar na existência.

A exposição “Tudo é ousado para quem nada se atreve” é apresentada pelo mestre Francisco Brennand - amigo de longa data de Pragana. No texto, traz ao público uma visão bem própria do artista. “Apesar da sua extrema ousadia, ele continua um pintor figurativo, embora a maior parte de suas figuras totêmicas, humanizadas ou animalizadas, estejam aprisionadas por um grafismo carbonário, isto é, revolucionário, porquanto, inusitado. Ele é novo como um astronauta e tão antigo quanto um feiticeiro das cavernas a pintar na escuridão”.

O público pode conferir a mostra a partir de 19 de julho a 17 de setembro. São oito pinturas, 10 desenhos e um painel de 3m x 4,3m, com técnicas variadas e colagens sempre presentes nos trabalhos de Pragana. Esta é a segunda vez que ele aporta na APG. Sua exposição anterior, “Aglutinar”, foi em 2013.

Perfil – Nascido no Recife em 1952, Carlos Pragana, autodidata, iniciou formalmente nas artes plásticas em 1999. Antes disso, ainda quando criança, desenvolveu o talento de pintar e desenhava tudo que via.  Na carreira profissional, coleciona exposições individuais e coletivas em espaços importantes do Recife, como o Museu do Estado de Pernambuco, Museu da Abolição e Centro Cultural dos Correios.  

Arte Plural – Comprometida desde 20015 em levar cultura ao público recifense, a Arte Plural tem no currículo mais de sessenta exposições. Além disso, realiza mensalmente o projeto Gerações Musicais, que une músicos de diferentes gerações para uma conversa sobre música, carreira, projetos para o futuro, além de uma palhinha dos artistas de alguns de seus sucessos. 

Serviço:
Exposição “Tudo é ousado para quem nada se atreve”
Vernissage para convidados: terça, 19 de julho de 2016, às 19h.
Período de visitação ao público: de 19 de julho a 17 de setembro
Terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, das 16h às 20h;
Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Recife – PE)
Entrada franca.  Informações: (81) 3424.4431.

Nenhum comentário:

Postar um comentário