sexta-feira, 25 de julho de 2025

"O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara", combinação da identidade brasileira e clássico literário, em um dos maiores espetáculos do Brasil



Reunindo música, teatro, circo, dança, artes visuais e a própria natureza, a sétima edição da Ópera da Serra da Capivara, um dos maiores festivais artísticos do Brasil, ocorre até o dia 27 de julho no Sertão do Piauí, em São Raimundo Nonato, e no Parque Nacional da Serra da Capivara, uma Unidade de Conservação Federal. 

O ato teatral para a edição leva o tema “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma reimaginação do romance gótico clássico “O Fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux e publicado pela primeira vez em 1910. 


Depois de ganhar inúmeras adaptações nos cinemas e nos palcos pelo mundo, a obra chega ao Nordeste brasileiro com uma concepção única do diretor de arte Felipe Guerra, celebrando a beleza e a história da região e incorporando elementos das tradições locais e da natureza, sendo ambientado nas majestosas cavernas e boqueirões da Serra da Capivara. 




Fantasma da Ópera da Serra da Capivara- Cred Joaquim Tomaz


“Unimos elementos de dança, música tradicional e acrobacias ao clássico de Leroux, apresentando uma experiência teatral que conecta o passado e o presente”, comenta Felipe Guerra. 


A apresentação ocorre no “Anfiteatro Ancestral”, em frente à cortina de pedra, oferecendo ao público uma experiência que integra arte, história e o respeito aos sítios arqueológicos e ao meio ambiente da região, seguindo com o compromisso do evento com a cultura e a preservação do patrimônio da humanidade. 




Fantasma da Ópera da Serra da Capivara- Cred Joaquim Tomaz


“Diferente dos outros anos, o ato teatral ocorre em um local inédito, uma mudança necessária devido ao crescimento do festival. Com a alteração, revitalizamos a experiência cultural oferecida pelo evento, ampliando as possibilidades de produção e criando um ambiente que continua a celebrar a conexão entre a arte, a história e a natureza, que é a marca registrada da Ópera da Serra da Capivara”, explica Sádia Castro, Diretora Geral e Idealizadora da Ópera da Serra da Capivara. 


Os ingressos para a sétima edição da Ópera da Serra da Capivara estão disponíveis pelo site oficial www.operadaserradacapivara.com.br com valores a partir de R$215 (meia-entrada solidária mediante entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento) + taxa adm. 


 


Shows com Céu, Juliana Linhares e Raissa Fayet


 Até o domingo (27), a programação da sétima edição da Ópera da Serra da Capivara promete entreter o público com outras vertentes artísticas, apresentando shows musicais de grandes nomes da música brasileira, como a cantora e compositora Céu, uma das primeiras artistas brasileiras a ser indicada ao Grammy Latino,; a grande revelação da Nova MPB, Raíssa Fayet, com participação do cantor e compositor Diego Moraes; a cantora e compositora Juliana Linhares; entre outros. 


Confira: 


 24 de Julho/2025 – Cel. José Dias

19:00 às 20:00 – Espetáculo: O Fantasma da Ópera

21:00 às 23:00 – show de Juliana Linhares - RN

23:15 à 01:00 – Forró Pé de Serra no Sítio do Mocó


25 de Julho/2025 – Cel. José Dias

19:00 às 20:00 – Espetáculo: O Fantasma da Ópera

21:00 às 23:00 – show do grupo Rosa Armorial - PR

23:15 à 01:00 – Forró Pé de Serra no Sítio do Mocó 


26 de Julho/2025 – Cel. José Dias

19:00 às 20:00 – Espetáculo: O Fantasma da Ópera

21:00 às 23:00 – show de Céu - SP

23:15 à 01:00 – Forró Pé de Serra no Sítio do Mocó 


27 de Julho/2025 – Cel. José Dias 

19:00 às 20:00 – Espetáculo: O Fantasma da Ópera

21:00 às 23:00 – show musical de Raissa Fayet - PR

23:15 à 01:00 – Forró Pé de Serra no Sítio do Mocó 


A programação completa pode ser encontrada por meio do site oficial: www.operadaserradacapivara.com.br e as redes sociais oficiais: Instagram | @operadaserradacapivara .

 


A Ópera da Serra da Capivara tem patrocínio do Grupo Equatorial Energia, da Secult - Secretaria da Cultura do Piauí, do Sistema de Incentivo à Cultura – SIEC, Secretaria de Turismo do PIauí - Setur, do Sietur - Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo, Piauí Turismo e Governo do Piauí. Além da Embratur, do Ministério do Turismo, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução. Com apoio do SEBRAE e colaboração da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, da Prefeitura de Coronel José Dias e do ICMBio - Instituto Chico Mendes MMA. Realização da Casa da Ópera. Mais informações e toda a programação cultural completa pelo site oficial: www.operadaserradacapivara.com.br e as redes sociais oficiais: Instagram | @operadaserradacapivara .


 


Serviço:

Sétima edição da Ópera da Serra das Capivara

“O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”

Data: 17 a 27 de julho

Ingressos: Valores a partir de R$215 + taxa adm (meia-entrada solidária mediante entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento) pelo www.operadaserradacapivara.com.br

Patrocínio: Grupo Equatorial Energia, Secult - Secretaria da Cultura do Piauí, Sistema de Incentivo à Cultura – SIEC, Secretaria de Turismo do PIauí - Setur, Sietur - Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo, Piauí Turismo e Governo do Piauí. Além da Embratur, Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.

Apoio: SEBRAE.

Colaboração: Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, Prefeitura de Coronel José Dias e ICMBio - Instituto Chico Mendes MMA.

Realização: Casa da Ópera.


 


 


Sugestões de palavras-chave: Ópera da Serra Capivara, Piauí, São Raimundo Nonato, Parque Nacional da Serra da Capivara, sustentabilidade, preservação, O Fantasma da Ópera, O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara, Sertão do Piauí, cultura, arte, teatro, dança, sítio arqueológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário