Embora muitas pessoas associem o termo a práticas estéticas – como cuidados com o cabelo, a pele e o corpo –, a data relembra que o verdadeiro autocuidado passa, primeiramente, pela atenção à saúde, especialmente entre o público feminino.
Para a mastologista Dra. Ana Beatriz Albuquerque, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Pernambuco (SBM-PE), um dos pilares do cuidado com a saúde é o autoconhecimento do próprio corpo, o que inclui estar atenta a sinais, alterações nas mamas e manter os exames periódicos em dia.
“A mulher pode implantar o autoconhecimento observando e tocando as mamas regularmente, preferencialmente logo após a menstruação para àquelas que estão no menacme. As mulheres que se encontram na menopausa, devem escolher um dia no mês para realizar o autoexame”, iniciou a profissional.
“Isso deve ser feito com atenção, em frente ao espelho e durante o banho, para notar qualquer alteração. O foco não é o diagnóstico, mas a percepção de mudanças que possam acender o alerta e abreviar uma consulta médica de rotina para realizar os exames necessários”, complementou.
Ainda segundo a mastologista, é possível reverter a associação entre autocuidado e estética por meio da comunicação sobre saúde nas escolas, na mídia e nos serviços de saúde, reforçando que o autocuidado envolve prevenção, boa alimentação, sono regulado, cuidados com a saúde mental e a realização de exames periódicos.
Dados sobre o câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais recorrente entre as mulheres no Brasil. Entre os anos de 2025 e 2026, estima-se que 74 mil novos casos sejam registrados, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause cerca de 18 mil mortes.
Ainda de acordo com o órgão, quando descoberto precocemente, a doença tem até 95% de chance de cura, além de permitir tratamentos menos agressivos e a redução do impacto emocional e físico da condição.
Dessa forma, o autocuidado torna-se também um ato de responsabilidade e prevenção. A recomendação é que mulheres a partir de 40 anos realizem a mamografia anualmente, além de manter acompanhamento médico regular, especialmente em casos de histórico familiar da doença.
Neste 24 de julho, a Dra. Ana Beatriz reforça o chamado para que as mulheres ampliem o conceito de autocuidado, transformando-o em uma prática que valoriza a vida e prioriza a saúde e o bem-estar.
“A beleza refletida no espelho deve vir acompanhada da saúde. Cuidar de si vai além da aparência — é um ato de amor e responsabilidade com seu futuro. Pratique atividades físicas regularmente, cuide da sua mente, evite ambientes e pessoas tóxicas, agende seus exames de rotina, faça consultas médicas periódicas e se coloque como prioridade nessa rotina de autocuidado”, concluiu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário