A Faculdade Pernambucana de Saúde é um exemplo de instituição privada que tem um papel social importante nas comunidades de Tijolos e Tijolinhos, no entorno do campus, localizadas na Imbiribeira. Além das iniciativas de extensão, que levam equipes até localidades carentes e abrigos, têm oferecido atendimento de qualidade e alta tecnologia gratuita para moradores das proximidades. Eles têm acesso a atendimento médico e odontológico e a várias especialidades, o que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida de crianças, adultos e idosos.
Além disso, a Faculdade Pernambucana de Saúde tem desenvolvido parcerias com organizações locais para promover a saúde e o bem-estar da população. Essas parcerias têm permitido que a faculdade atinja um público mais amplo e tenha um impacto mais significativo na comunidade. A instituição também tem formado profissionais de saúde comprometidos com a realidade local e capacitados para atender às necessidades específicas da população.
No Centro de Atenção e Aprendizagem Interprofissional em Saúde (CAAIS), um modelo ideal de atendimento é implementado de forma gratuita à população. Nele, as consultas são feitas de forma multidisciplinar, por profissionais e estudantes em todas as seguintes áreas: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Além de atender, eles acompanham, de forma conjunta, e sugerem um tratamento. “Caso o paciente precise de fisioterapia, a faculdade oferece o serviço com alta tecnologia na Clínica Fisio FPS. E, se na avaliação for constatado que o paciente também precisa de atendimento odontológico, ele pode procurar a Clínica Odonto FPS, de forma gratuita”, exemplifica a coordenadora do CAAIS, Reneide Muniz.
Com os cursos de extensão, há serviços de saúde oferecidos em abrigos. Recentemente, ações de saúde em comunidades de pesca artesanal no Recife, da FPS, receberam aprovação do Edital Terra, promovido pela Fiocruz. Portanto, a preocupação da faculdade com o social é o que não falta.
“Faz parte do DNA da FPS abrir as portas para as comunidades. Nossos estudantes são formados com essa consciência do seu papel, além de toda formação acadêmica científica aliada com a prática. No Csim, Centro de Simulação FPS, alunos passam por treinamentos práticos em um hospital simulado com robôs, para aprenderem técnicas complexas em um ambiente seguro para o paciente”, acrescentou o coordenador acadêmico da FPS, Gilliatt Falbo.
INSCRIÇÕES VESTIBULAR
Após o fim das inscrições para o vestibular presencial, na última segunda-feira (26), a Faculdade Pernambucana de Saúde agora está com vagas abertas para o processo seletivo online. Os interessados nas graduações de Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia têm a chance de entrar na FPS com a nota do Enem e prova online. Já o Empreendedorismo em Saúde Digital tem ingresso somente pela prova online. Vagas limitadas! Mais informações em fps.edu.br.

Nenhum comentário:
Postar um comentário