Por outro lado, o estudo prevê a criação de 170 milhões de novos postos, com destaque para habilidades relacionadas à Inteligência Artificial, Big Data, redes e segurança cibernética, além de pensamento criativo, ressaltando as habilidades de cada pessoa. “As escolas precisam, cada vez mais, ampliar a visão sobre esse cenário, onde as pessoas serão chamadas para trabalhar em projetos, cada uma com suas habilidades. Cada um vai precisar aprender a trabalhar em um time integrado, mas com habilidades diferentes”, complementa o também sócio do DCPC e especialista em educação, Gilberto Barroso.
A pesquisa também destaca que, além da tecnologia, fatores como incertezas econômicas e geopolíticas, mudanças demográficas e a transição verde serão cruciais para a formação das novas profissões até o final da década, demandando um esforço de cooperação.
Em vista disso, Gilberto enfatiza ser crucial o papel dos professores, que, ao incorporar essas tendências em suas abordagens pedagógicas, não apenas ajudam os alunos a se adaptarem às novas realidades, mas também os incentivam a desenvolver novas competências. “É essencial que os educadores estejam atentos à maneira como as novas profissões estão conectadas a questões globais”, complementa.
Aluno como protagonista
Diante dessa realidade, um exemplo de recurso para a preparação de alunos para as profissões do futuro é a aplicação da metodologia Criando Juntos, do programa De Criança Para Criança (DCPC). A metodologia abrange o percurso do aluno, desde a infância até a inovação intelectual e o protagonismo, oferecendo ferramentas para alcançar os melhores resultados. O método foca no desenvolvimento individual e no trabalho em equipe, colocando a criança no centro da aprendizagem e da criatividade.
“A DCPC (De Criança Para Criança) já produziu mais de 3 mil animações a partir de histórias criadas pelos próprios alunos, e o Programa DCPC CRIANDO JUNTOS oferece inovações tecnológicas para escolas de todo o mundo. Com isso, o aluno não apenas aprende e se envolve com recursos tecnológicos ligados às profissões do futuro, mas também cria roteiros sobre temas variados, como conflitos civis e históricos, questões ambientais e sustentabilidade, entre outros”, finaliza Vitor Azambuja.
Sobre Vitor Azambuja
Especialista em educação, Vitor Azambuja é um dos criadores do programa De Criança Para Criança, além de diretor criativo da empresa. Formado em publicidade e piano clássico, foi premiado em festivais de propaganda, tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris.
Sobre Gilberto Barroso
Gilberto Barroso é especialista em educação e gamificação, um dos responsáveis pelo projeto Criando Juntos, do De Criança Para Criança, que tem como um dos objetivos a autonomia das crianças em sala de aula quando falamos de aprender por meio de games, vídeos, histórias e o digital.
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.
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