segunda-feira, 23 de junho de 2025

Maior Coco de Roda do Mundo movimenta o São João da Mata Norte de Pernambuco



Grupo Cultural Caboclo lidera a roda que celebra e preserva a tradição do coco e da ciranda como patrimônio cultural do Brasil. Apresentação acontece nesta terça-feira (24/6), na cidade de Lagoa de Itaenga, interior de Pernambuco

Para quem acha que Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ou Campina Grande, na Paraíba, são as maiores festas de São João do mundo, é porque ainda não conhece a “Maior Roda de Coco do Mundo”, que acontece em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte pernambucana. É nesse chão que o som do ganzá, do pandeiro, do reco-reco e da batida do coco de roda ecoa forte, puxando uma roda que une dança, memória, resistência e pertencimento, liderada pelo Grupo Cultural Caboclo, sob a condução dos mestres Josivaldo Caboclo e Josuel Caboclo.


Na noite de São João, nesta terça-feira (24/6), quando as fogueiras acendem e as bandeirolas coloridas enfeitam o céu de Lagoa de Itaenga, Zona da Mata de Pernambuco, quem comanda a festa é a tradição. O som que toma conta do palco principal, montado na praça central, vem do ganzá, do pandeiro e do batido do coco, guiando a roda que gira ao comando do Grupo Cultural Caboclo, liderado pelos irmãos Mestre Josivaldo Caboclo e Mestre Josuel Caboclo.


O coco de roda nasceu nas comunidades negras, nos terreiros de barro, nas festas de colheita e nas celebrações comunitárias, principalmente no litoral e na Zona da Mata do Nordeste. Com forte influência africana, indígena e europeia, ele se expressa através de uma roda onde, ao centro, os brincantes improvisam versos e sapateados no compasso do ganzá, do pandeiro, da caixa e do batido do pé no chão. É dança, é canto e é desafio poético, muitas vezes em forma de repente.


Já a ciranda é a celebração da coletividade. Todos dão as mãos, formando uma grande roda que gira lentamente, enquanto a voz do mestre puxa o canto e os instrumentos — zabumba, tarol, bombo, ganzá e pandeiro — dão o tom. É uma dança de acolhimento, de afeto, de comunhão. A ciranda é o convite para que ninguém fique de fora. Seu giro representa o ciclo da vida, o movimento do tempo, a força da união.


“Quando a roda gira, a gente não dança só com o corpo, dança com a alma, dança com quem veio antes da gente e com quem ainda vai vir. É nossa história rodando, viva, presente e pulsando”, resume Mestre Josivaldo, que aprendeu na prática a importância de manter esse patrimônio de pé.


Mais do que uma apresentação, cada encontro do grupo é um ato de preservação. A ciranda e o coco de roda, reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil, são mantidos vivos através da música, da dança, da oralidade e da transmissão de saberes populares, que o grupo carrega como missão.


O ponto alto dessa jornada acontece nesta segunda-feira, dia 24 de junho, noite de São João, às 17h, na praça central de Lagoa de Itaenga, quando o Grupo Cultural Caboclo realiza a já tradicional Maior Roda de Coco do Mundo. São dezenas de brincantes, mestres, moradores e visitantes, todos de mãos dadas, girando ao som do coco, celebrando a vida, a memória e a força da cultura popular.


Na mesma noite, às 19h, a ciranda toma conta do palco principal da cidade, guiada por Mestre Josivaldo Caboclo, levando poesia, ancestralidade e musicalidade para a praça. Enquanto isso, o coco de roda segue ecoando em Glória do Goitá e Chã de Alegria, sob o comando de Mestre Josuel Caboclo.


Mas a roda não para. No dia 29 de junho, a festa se repete em Lagoa de Itaenga e Glória do Goitá, e segue até julho, quando o grupo leva sua arte para dois grandes encontros: a Fenearte, em Olinda, no dia 11, e o projeto Ciranda do Amor – Ano 2, em Feira Nova, no dia 12, encerrando a temporada com amor, cultura e resistência.

 


Programação:


24/06 - 17h | Palco Principal – Lagoa de Itaenga – Maior Roda de Coco do Mundo – Mestre Josuel Caboclo


24/06 - 19h | Palco Principal – Lagoa de Itaenga – Ciranda – Mestre Josivaldo Caboclo


24/06 - 19h | Palco Principal – Glória do Goitá – Coco de Roda – Mestre Josuel Caboclo


24/06 - 2h | Palco Principal – Chã de Alegria – Coco de Roda – Mestre Josuel Caboclo


29/06 - 17h | Palco Principal – Lagoa de Itaenga – Coco de Roda – Mestre Josuel Caboclo


29/06 - 19h | Palco Principal – Lagoa de Itaenga – Ciranda – Mestre Josuel Caboclo


29/06 - 21h | Palco Principal – Glória do Goitá – Ciranda – Mestre Josivaldo Caboclo


11/07 - 17h | Fenearte – Olinda – Ciranda – Mestre Josivaldo Caboclo


12/07 - 19h | Ciranda do Amor – Ano 2 – Feira Nova – Ciranda – Mestre Josivaldo Caboclo


 


Serviço:


 


O quê: Maior Coco de Roda do Mundo movimenta o São João da Mata Norte de Pernambuco


Quando: Terça-feira, 24 de junho


Onde: Palco Principal, montado na Rua 21 de Abril, Centro - Lagoa de Itaenga


Horário: 17h


Mais informações: https://www.instagram.com/grupoculturalcaboclo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário