quarta-feira, 11 de junho de 2025

Escritor Lucas de Matos participa da Feira do Livro de Maputo em Moçambique



Autor do livro "Antes que o mar silencie", reconhecido na Itália como uma das obras mais inovadoras sobre sustentabilidade, Lucas marca presença na Feira do Livro de Maputo, promovida pelo Instituto Guimarães Rosa (IGR), além de participar de importantes eventos de poesia na capital moçambicana.

Compartilhe com seu público esse momento especial em que o escritor leva a literatura brasileira, com raízes na Bahia, para o cenário internacional.


Abaixo, você confere a programação completa de Lucas em Maputo.


Abraços,

Caroline Arnold | (11) 9.6476-2941



Escritor Lucas de Matos participa da Feira do Livro de Maputo em Moçambique


Além de um sarau poético, o autor marca presença em painéis literários no Instituto Guimarães Rosa


Lucas de Matos, comunicador e escritor baiano, desembarca em Moçambique para uma série de atividades literárias na Feira do Livro de Maputo, do IGR - Instituto Guimarães Rosa. O autor de ‘Preto Ozado’ e ‘Antes que o Mar Silencie’ integra a comitiva do Coletivo Flipeba no projeto ‘Escrita Viajante e as Diversidades Culturais Diaspóricas’, com atividades nos dias 16 e 17 de junho.


“É a minha primeira viagem internacional, e é simbólico que seja para o continente africano”, declara o escritor que já participou de atividades online com os países Angola e Moçambique. Sua agenda envolve debates literários e um sarau. No dia 16 de junho, Lucas realiza a apresentação do lançamento do livro ‘Confissões de Viajante (Sem Grana)’, de Manoela Ramos, às 15h.


No mesmo dia, às 18h, o autor participa de um painel coletivo sobre o ‘Legado dos Festivais Literários - Conexão Bahia/ Maputo’. No dia seguinte (17), apresenta o ‘Sarau Poético’, com textos de seus livros, além de poemas de escritoras moçambicanas como Paulina Chiziane e Noémia de Sousa, às 15h. O poeta finaliza recitando na ‘Festa O Pente’, do agitador cultural Uran Rodrigues.


A viagem ao continente africano surge com a incumbência de comunicador: Lucas, junto a Uran, fará a cobertura e assessoria da escritora Manoela Ramos, integrando o Coletivo da Festa Literária de Boipeba, da qual ela é uma das curadoras. O projeto busca fomentar a leitura e a produção literária a partir de experiências de viagem conectadas à diáspora africana. “É uma alegria poder contribuir para a difusão de iniciativas literárias por meio da comunicação. Faremos uma cobertura com todos os detalhes dessa imersão”, relata.


O projeto conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio do Fundo de Cultura e da Secretaria de Cultura (Secult-BA), além do apoio internacional da plataforma Flotar, Fundo Cicla, Instituto Guimarães Rosa, Embaixada do Brasil e da própria Feira do Livro de Maputo 2025, que tem curadoria de Juci Reis.


 


Sinopse - Antes que o mar silencie: Assim como o mar, a escrita de Lucas de Matos tem uma força e um movimento belo, pedagógico e ancestral que nos instiga tanto a boiar na calmaria quanto a mergulhar no agito das suas ondas-palavras. Antes que o mar silencie é um chamado para atentar questões de ser e estar, a partir de versos cheios de ousadia, consciência de si e letramento socioambiental. Vale a pena tirar as boias e se jogar nesse mar poético encantador de um poeta que exala sede de vida. Mergulhemos nessas águas!  


Onde encontrar: Amazon e Ciranda Cultural 


Nenhum comentário:

Postar um comentário