quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

SEXTAS-FEIRAS - 13 E 20// Trenó Bus do Conorte vai levar pessoas com deficiência visual para uma viagem inclusiva



A data 13 de dezembro celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, instituído em 1961, com o objetivo de combater o preconceito e a discriminação, além de garantir direitos e a inclusão das pessoas que apresentam essa condição.
Para lembrar a importância da data e aproveitar a época natalina, o Conorte prepara uma ação inesquecível com o seu Trenó Bus, veículo decorado com iluminação de Led e enfeitado com adesivação temática. Além de levar beleza para as ruas, nos dias 13 e 20 de dezembro, serão realizadas duas viagens gratuitas em que o público será composto por pessoas com deficiência visual, acompanhadas por uma equipe que fará audiodescrição de todo o trajeto percorrido, dando detalhes da decoração pública do Natal do Recife.


“Pensamos nessa ação porque é uma causa nobre e para que todas as pessoas possam aproveitar a energia do Natal. Vamos realizar uma rota passando pelos principais pontos da decoração da cidade, como a Avenida Agamenon Magalhães e o Recife Antigo. Nosso destino final é o Marco Zero e teremos uma parada para registros e confraternização dos participantes. Menores de 18 anos terão direito a um acompanhante”, explica Diego Benevides, diretor de operações do Conorte.


A saída do ônibus será às 17h30, da sede do Instituto dos Cegos, no bairro das Graças, e o horário de retorno será às 19h. O momento contará com a participação da equipe da Com Acessibilidade, empresa responsável pelo roteiro de audiodescrição do passeio.


Liliana Tavares, gestora da Com Acessibilidade, fala sobre a importância desse tipo de iniciativa. “Imagine você viver em uma cidade e não acompanhar as mudanças que existem durante as datas festivas? Durante o passeio, nós vamos trabalhar com dois audidoescritores, uma consultora em audiodescrição e uma técnica de aparelho. Tudo para transmitir esse sentimento de encantamento do Natal”.  


A servidora pública Ana Cláudia Cabral tem deficiência visual e é a primeira vez que vai participar desse tipo de ação. “Só de pensar já fico arrepiada. Eu amo o Natal, amo as luzes, mas nem sempre tem alguém que descreva. Então, estou muito animada”, esclarece.  


Para mais informações sobre as viagens e sobre como participar, é possível enviar uma mensagem para o telefone: (81) 9 9606 3464.


No dia 13 de dezembro também é comemorado o Dia de Santa Luzia, protetora dos olhos para os católicos, e o Dia do Audiodescritor, profissional que colabora para que pessoas com deficiência visual possam entender melhor produtos audiovisuais e, assim, consigam participar em igualdade de oportunidades de todos os tipos em eventos e espetáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário