O distrito de Petrópolis é um dos mais importantes pontos de passagem do Caminho Novo, que agora possuí 12 carimbos, rota que liga o Porto da Estrela, em Magé (RJ), e termina em Outro Preto (MG). O símbolo do carimbo de Secretário é a Escola Municipal Dr. Barros Franco, foi escolhido produzido por Dann Mattos, que decidiu retratar uma das mais emblemáticas construções da região. “O símbolo escolhido para Secretário foi a Escola Municipal Dr. Barros Franco, uma construção em estilo colonial que representa a história da região. A maioria dos habitantes se Secretário, inclusive meu avô, passaram pela escola, que fica na Estrada Real e faz parte do Caminho Novo. Nada mais simbólico e representativo, que escolher a escola, criando a sensação de pertencimento para comunidade.”, conta Dann entusiasmado.
Os carimbos são a prova de que o visitante passou por determinado local. Durante o percurso, há diversos Pontos de Carimbo espalhados por algumas cidades, vilas e distritos que fazem parte da Estrada Real. Ao percorrer todo o caminho e obter todos os carimbos, o visitante poderá receber seu certificado digital. O percurso que liga os estados foi aberto no século XVIII, pela Coroa Portuguesa, que decidiu oficializar os caminhos para o transito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas, estradas e caminhos que foram delegados pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.
O passaporte é gratuito e pode ser adquirido através do site https://institutoestradareal.com.br/passaporte/. Ao longo da Estrada Real, o visitante adquire carimbos de diversas cidades para preencher o passaporte e, ao fim da jornada, conseguir um certificado para cada um dos quatro Caminhos: Caminho dos Diamantes; Caminho Novo; Caminho Velho e o Caminho Sabaraçuru, somando 40 carimbos no total. Cada trecho tem um símbolo próprio para o carimbo.
Nascido em Petrópolis (RJ), radicado no Rio de Janeiro, voltando posteriormente para a Terra Natal, o chef Dann Mattos, ganhou notoriedade por ser um militante entusiasta do turismo e da gastronomia na região, tornando-se guia de turismo e especialista em desenvolvimento e turismo rural. Através de muito trabalho, o chef captou novos parceiros, criou roteiros turísticos, o polo gastronômico e turístico de Secretário, e passou a se envolver em atividades e projetos que desenvolvessem e expandissem o turismo e a economia das regiões do interior do estado. Assim surgiu a ideia de incluir Secretário no Passaporte Estrada Real. “Quando você incentiva o turismo, está girando toda uma cadeia econômica, que valoriza desde o pequeno produtor até o setor hoteleiro. Toda região ganha quando há incentivo ao turismo.”, explica Dann.
Nenhum comentário:
Postar um comentário