De Pernambuco, competem 22 escolas, sendo 12 unidades do SESI-PE (Caruaru, Escada, Cabo de Santo Agostinho, Ibura, Paulista, Camaragibe, Araripina, Goiana, Moreno, Petrolina, Vasco da Gama, Belo Jardim) e 10 escolas particulares ou públicas (estaduais e municipais). Os outros 5 times são dos estados da Paraíba, Alagoas e Ceará. Os jovens são liderados por dois técnicos e constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
As equipes serão avaliadas em quatro categorias: desempenho do robô, inovação, design do robô e core values, que são os valores fundamentais da competição, baseados na revelação, integração, interação e valorização do trabalho em equipe. A dinâmica dos dois dias funcionará da seguinte forma: enquanto algumas equipes apresentam os projetos em sala aos juízes para avaliar os core values, o design e o projeto de inovação, outras estarão competindo na arena. No desafio da arena, cada equipe participa de três rounds oficiais e a melhor pontuação das três é somada à pontuação das outras áreas avaliadas.
Para a superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo, a competição tira os estudantes da zona de conforto, fazendo-os pensar em soluções para problemas do dia a dia da sociedade e, diante desse tema, trazendo a possibilidade de contribuir para o avanço do transporte e da logística no País. “O FLL é muito mais do que um jogo. Os alunos são submetidos a situações baseadas em problemas do mundo real, que são vivenciados por profissionais da área, como cientistas ou engenheiros, então isso faz com que eles cresçam bastante”, afirmou a gestora.
SERVIÇO:
Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League
Data: 1º e 2 de abril, a partir das 8h30
Local: SESI Paulista - Av. Lindolfo Collor, 2800 – Arthur Lundgren I, Paulista/PE
Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário