sexta-feira, 15 de maio de 2020

Rainhas do Rádio, Marlene e Emilinha, são lembradas sábado (16/5) no Recordar é TV

O Recordar é TV homenageia as cantoras Marlene e Emilinha Borba, duas das mais famosas Rainhas do Rádio, na edição deste sábado (16), às 20h30, na TV Brasil. O conteúdo já pode ser acessado no aplicativo EBC Play.

A emissora pública recupera trechos de entrevistas que elas concederam aos programas Advogado do Diabo e O Papo, atração da antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, que foram exibidas na década de 1980, e estão preservadas no acervo da emissora pública.
Declaradamente fãs de Carmem Miranda, elas eram artistas completas: atuavam no rádio, cinema, teatro e televisão. As rainhas Emilinha e Marlene fizeram da Rádio Nacional seu palco por décadas e se consagraram como os maiores mitos daquela época nos anos 1940 e 1050.
Apesar da suposta rivalidade, as cantoras fizeram parceria em várias canções e foram reconhecidas como ícones da era de ouro do rádio. Imortalizados na voz da Pequena Notável, os versos da música "Nós somos as cantoras do rádio" traduzem bem a importância de Emilinha e Marlene para o cancioneiro nacional.
Nessa edição especial, o Recordar é TV intercala trechos da conversa de Emilinha Borba com o cartunista e apresentador Ziraldo no programa "O Papo", em 1989, e da participação de Marlene na sabatina à atração Advogado do Diabo, em 1988, duas produções da extinta TVE/RJ. Nas entrevistas, as divas falam sobre a experiência na Rádio Nacional, teatro, cinema, carnaval e os fãs clubes, entre outros assuntos.
As artistas deixaram saudades em um público cativo que formaram fiéis legiões de fãs. Emilinha faleceu aos 82 anos, em 3 de outubro de 2005, vítima de um infarto fulminante. Já Marlene morreu aos 91 anos, em 13 de junho de 2014, após sofrer uma pneumonia.
Sobre a produção
O programa Recordar é TV leva ao telespectador conteúdos que representam momentos importantes da memória da televisão brasileira a partir de material preservado no acervo da TV Brasil com registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro.
Com o slogan "Se existe memória, a fita roda", a produção valoriza o vasto conteúdo de arquivo conservado sobre a memória da televisão e constitui um registro histórico importante não só da comunicação pública brasileira como também dos hábitos e costumes de outras épocas no país.
Shows, programas de auditório, grandes entrevistas, matérias jornalísticas marcantes, musicais e peças de teledramaturgia serão revisitados em nova roupagem pela atração da TV Brasil. O objetivo é tornar esses vídeos de acervo atraentes ao grande público e alvo da curiosidade daqueles que se interessam pela história das mídias como um dos expoentes da cultura nacional.
Os conteúdos podem ser lembrados na página da atração no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv e no YouTube do canal em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições do programa da TV Brasil também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.
Serviço
Recordar é TV – sábado, dia 16/5, às 20h30, na TV Brasil
Recordar é TV – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br
Recordar é TV – site da TV Brasil, em http://tvbrasil.ebc.com.br/recordaretv
Recordar é TV – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário