sábado, 9 de maio de 2020

Rádio MEC FM comemora 37 anos com programação especial neste domingo (10/5)

A Rádio MEC FM (99,3 MHz) completa 37 anos no ar neste domingo, dia 10 de maio, com uma série de atrações especiais. Para celebrar a data e também homenagear o Dia das Mães, a emissora pública leva ao ar pela manhã concertos gravados no aniversário da rádio e à tarde um playlist de mães compositoras e instrumentistas com pedidos dos ouvintes.

Entre 8h e 12h, os ouvintes podem acompanhar transmissões de recitais comemorativos da emissora. Ao todo, três apresentações serão apreciadas pelo público. Elas foram realizadas no Salão Leopoldo Miguez, em 2013; na Sala Guiomar Novaes, em 2015; e na Sala Cecília Meireles, em 2018.
O concerto mais recente trouxe a performance de músicos e grupos que participam dos programas da Rádio MEC FM. Alguns dos destaques são Códex Santíssima, Quarteto de Cordas da UFF, Trio de Sopros da Orquestra Sinfônica Brasileira, Luis Carlos Barbieri, Trio Corcovado e Choro na Rua.
O Dia das Mães também tem espaço na data festiva. À tarde, entre 13h e 15h, o programa Clássicos do Ouvinte traz uma seleção musical de obras feitas por mães compositoras e instrumentistas que conciliaram a carreira artística com a maternidade. O exemplo permitiu que os filhos se inspirassem a continuar na música.
História da emissora
Veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Rádio MEC FM foi criada em 10 de maio de 1983, a partir de um desdobramento da programação educativa da Rádio MEC AM, idealizada por Edgard Roquete Pinto em 1923, como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, pioneira na radiodifusão no Brasil.
Atualmente com 85% de sua grade de programação dedicada à transmissão de música de concerto, a emissora pública leva ao ar diariamente grandes compositores nacionais e estrangeiros de todos os tempos, além do jazz internacional, choro e música instrumental brasileira.
Nesses 37 anos, a Rádio MEC se consolidou como uma das poucas emissoras dedicadas à música clássica, tendo semelhanças com as rádios BBC 3, da Inglaterra; a Antena 2, de Portugal; e a Nacional Clássica, da Argentina.
Os ouvintes podem acompanhar essa programação especial nas ondas do rádio no Rio de Janeiro em FM 99,3 MHz. Em outras regiões do país é possível ouvir o conteúdo pelo aplicativo EBC Rádios, disponível para Android e iOS, ou também por meio do streaming no site da emissora pública em http://mecfm.ebc.com.br.
Serviço
Rádio MEC FM (99,3 MHz)
Programação especial de aniversário e Dia das Mães
Domingo, dia 10 de maio de 2020
8h às 12h - Concerto MEC FM 37 anos
13h às 15h - Clássicos do Ouvinte
Aplicativo EBC Rádios, disponível para Android e iOS
http://mecfm.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário