quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Nutricionista explica como manter alimentação balanceada no fim de ano

Foto: Divulgação
Com aproximação das celebrações de fim de ano e o período de confraternizações, as pessoas costumam extrapolar na quantidade das refeições, além de não ter o cuidado necessário com aquilo que é ingerido. Maria Cristina, nutricionista do Hapvida Saúde, explica que, nessa época do ano, a população fica mais suscetível a muitos alimentos não seguros e de boa qualidade nutricional.


“Dê preferência às saladas. Acrescente castanhas, nozes, amêndoas, queijos, azeitonas, frutas secas ao prato, e com moderação. Não exagere nas bebidas alcoólicas e sempre lembre de se hidratar com água. Não ir para os eventos com fome irá ajudar bastante a não consumir tudo que estiver na mesa, então evite passar o dia sem comer devido a festa à noite. Isso pode ajudar a manter seu hábito alimentar saudável e evitar que grandes deslizes ocorram”, orienta a especialista.

A nutricionista afirma também que o recomendado é não exagerar nas carnes, mesmo as brancas, devido a quantidade de temperos industrializados que podem estar nos alimentos. No entanto, por ser menos gordurosa que a carne vermelha, a carne branca traz inúmeros benefícios para a saúde e ajuda a manter a alimentação adequada.

“São boas fontes proteicas, fontes de minerais como cálcio, iodo, fósforo, vitaminas A, D e do complexo B. Além disso, são fontes/ricos em ômega 3. Esses nutrientes possuem benefícios, como: auxílio da memória, da concentração, prevenção de doenças cardiovasculares, anti-inflamatórios e benefícios para o sistema nervoso”, esclarece Maria Cristina.

Esses alimentos podem ser consumidos grelhados, assados, ao molho de tomate, leite de coco e outras opções, mas é importante ter atenção aos temperos e ao modo de preparo. “Prefira temperos naturais, livres de corantes, sódio em excesso e açúcares. Escolha desidratados como orégano, alecrim, pimenta do reino, cúrcuma”, recomenda a nutricionista do Hapvida Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário