quarta-feira, 24 de junho de 2015

Pinto do Acordeon volta aos palcos de João Pessoa, abrindo o São João

Plenamente recuperado depois de três meses afastado por motivo de saúde, Pinto do Acordeon provou nesta terça (23) que, aos 66 anos, ainda tem muito fôlego para os palcos do forró. Ele encerrou a penúltima noite de shows pelo São João – Do Jeito da Gente, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), agradecendo às forças divinas por voltar a fazer o que mais gosta. “Posso dizer que, neste ano, Deus me abençoou”, falou.


Ladeado pela família dentro (três filhos tocam com ele) e fora do palco, o compositor cantou os velhos sucessos “Por amor ao forró”, “Arte culinária”, “Faz isso não”, “Matuto teimoso”, entre outros, para um público que, mesmo em meio à chuva, não arredou pé.

Fora a ausência da velha sanfona companheira (o filho, Moisés Lima, 37 anos, solou sozinho) e o fato de ter que cantar todo o show sentado, o talento artístico e vigor para grandes maratonas de apresentações pelo interior não sofreu arranhão (a série de shows de São João segue neste mês pelo Sertão, antes de, em agosto, cumprir agenda no Rio, Minas Gerais, São Paulo e Europa).

Mesmo na estrada há dez anos, Damião (sanfona), Zé (guitarra) e Batista Moreno (bateria), que formam o Forró Caçuá, nunca coincidiram as agendas com o quarto irmão, Pinto. Esta terça foi o dia, e o trio soube recheá-lo com forrós célebres, como “Feira de mangaio” (Sivuca/Glorinha Gadelha), “Numa sala de reboco” e “Pagode russo” (Luiz Gonzaga), além das próprias “Forró de primeira” (Batista Moreno) e “Suspirando de Paixão” (Zé Moreno), que estão presentes no CD “Forró Caçuá – 10 Anos”.

Os shows começaram às 19h30, com abertura de Júnior Limeira & Banda, seguido pela cultura popular da Nau Catarineta de Cabedelo. Para muitos que chegaram antes, a hora era de espantar a fome em algumas das barraquinhas de comida da Rua Duque de Caxias. Curiosa em conhecer os festejos da Paraíba, a assistente social Elen Martins juntou três amigas e veio de Brasília para aproveitar. “O clima aqui é tranquilo e aconchegante. Estamos gostando”, disse. Para reforçar a segurança contra acidentes, cerca de 30 agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) ficam no controle do acesso à área dos shows para trocar os vasilhames de vidro de bebidas por garrafas plásticas.

O São João – Do Jeito da Gente segue nesta quarta-feira (24), dia de São João, com Meire Lima & Banda, a Ciranda do Sol do Bairro dos Novais, Os Três do Xamego e Os Gonzagas.

Programação de shows (Ponto de Cem Réis):
24 de junho (quarta-feira)
18h30 – Meire Lima & Banda
20h – Ciranda do Sol
21h – Os Três do Xamego
22h30 – Os Gonzagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário