sexta-feira, 12 de junho de 2015

E-commerce na contramão da crise

De acordo com a pesquisa Focus do Banco Central, a perspectiva para 2015 é de retração de 1,24% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No entanto, mesmo com o cenário econômico apresentando expectativas de queda no crescimento, alguns setores estão seguindo o caminho contrário e ampliando o seu faturamento, como é o caso do e-commerce.

 O segmento está em expansão no Brasil e, segundo previsão do e-Bit, a expectativa é que o e-commerce cresça 20% apenas em 2015, sendo o Nordeste a região com a segunda maior demanda de compras on-line. As empresas já perceberam o potencial do setor e, além de utilizar a internet para fortalecimento da marca, têm investido nas suas lojas on-line para alcançar um maior público, sem que haja restrição territorial.

Com base na expansão do mercado de e-commerce, o Hapvida Saúde está ampliando a sua atuação no país e lançou recentemente o seu novo canal de vendas de planos odontológicos. Com isso, a operadora, que é a maior do Norte e Nordeste em número de vidas, pretende ampliar o número de beneficiários, que já ultrapassa os 3 milhões.

O portal de negócios (www.hapvida.com.br/vendas) possibilita a comodidade dos futuros clientes em realizarem todo o processo de forma on-line. “Com o novo site de e-commerce, o interessado pode realizar todo o processo on-line por conta própria. Isso proporciona uma negociação rápida e prática, permitindo que ele faça a cotação e defina o plano que lhe interessa em questão de segundos”, explica Jaqueline Machado, superintendente de odontologia do Hapvida.

Outra grande empresa que passou a investir no e-commerce como novo modelo de negócio foi a Natura. Conhecida pela forte atuação na venda direta, a empresa, líder em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, implantou o Rede Natura, projeto no qual os consultores da marca têm a oportunidade de ter sua própria página de vendas na internet, oferecendo aos clientes as facilidades do pagamento on-line e da entrega rápida realizada diretamente pela empresa.

Com a plataforma on-line, os consumidores têm mais uma opção para comprar os produtos da marca, podendo contar com todas as facilidades da internet e com o atendimento personalizado do serviço de consultoria digital. “A Rede Natura é uma oportunidade para potencializar a geração de negócios dos nossos consultores ao oferecer mais um canal de contato com os consumidores finais. O projeto leva em consideração a evolução do modelo de venda direta, no momento em que as relações da sociedade atual se dão via tecnologias digitais, ampliando o significado do nosso negócio, que é trabalhar em rede”, afirma Roberto Lima, presidente da Natura.

O novo canal de vendas on-line da empresa ganhou o Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na categoria Inovação em Modelo de Negócio. Com o Rede Natura, a empresa inovou ao oferecer mais uma forma de acesso aos produtos e uma nova possibilidade de escolha para a atividade de consultoria, que agora pode ser desempenhada presencial e digitalmente, proporcionando uma experiência diferenciada de compra e venda dos produtos.


Há mais de um ano, o Grupo Vila, empresa especializada em serviços funerários, disponibiliza para seus clientes a floricultura on-line com os mais variados produtos, oferecendo, também, a entrega no próprio velório. Segundo Antônio Efigênio Praxedes, coordenador da floricultura do Grupo Vila, o crescimento na procura por esse tipo de produto é perceptível. “Cada vez mais podemos ver as pessoas comprando flores on-line, inclusive clientes de outros estados e até de outros países”, relata Antônio. Ele revela que, desde o início das atividades em 2013, a empresa já alcançou o retorno de todo o capital investido e registra crescimento de 115% nas vendas em 2014 em comparação com o ano anterior.

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