De
acordo com a pesquisa Focus do Banco Central, a perspectiva para 2015 é de
retração de 1,24% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No entanto, mesmo
com o cenário econômico apresentando expectativas de queda no crescimento,
alguns setores estão seguindo o caminho contrário e ampliando o seu
faturamento, como é o caso do e-commerce.
O
segmento está em expansão no Brasil e, segundo previsão do e-Bit, a expectativa
é que o e-commerce cresça 20% apenas em 2015, sendo o Nordeste a região com a
segunda maior demanda de compras on-line. As empresas já perceberam o potencial
do setor e, além de utilizar a internet para fortalecimento da marca, têm
investido nas suas lojas on-line para alcançar um maior público, sem que haja
restrição territorial.
Com base
na expansão do mercado de e-commerce, o Hapvida Saúde está ampliando a sua
atuação no país e lançou recentemente o seu novo canal de vendas de planos
odontológicos. Com isso, a operadora, que é a maior do Norte e Nordeste em
número de vidas, pretende ampliar o número de beneficiários, que já ultrapassa
os 3 milhões.
O portal
de negócios (www.hapvida.com.br/vendas) possibilita a comodidade dos futuros
clientes em realizarem todo o processo de forma on-line. “Com o novo site de
e-commerce, o interessado pode realizar todo o processo on-line por conta
própria. Isso proporciona uma negociação rápida e prática, permitindo que ele
faça a cotação e defina o plano que lhe interessa em questão de segundos”,
explica Jaqueline Machado, superintendente de odontologia do Hapvida.
Outra
grande empresa que passou a investir no e-commerce como novo modelo de negócio
foi a Natura. Conhecida pela forte atuação na venda direta, a empresa, líder em
higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, implantou o Rede Natura,
projeto no qual os consultores da marca têm a oportunidade de ter sua própria
página de vendas na internet, oferecendo aos clientes as facilidades do
pagamento on-line e da entrega rápida realizada diretamente pela empresa.
Com a
plataforma on-line, os consumidores têm mais uma opção para comprar os produtos
da marca, podendo contar com todas as facilidades da internet e com o
atendimento personalizado do serviço de consultoria digital. “A Rede Natura é
uma oportunidade para potencializar a geração de negócios dos nossos
consultores ao oferecer mais um canal de contato com os consumidores finais. O
projeto leva em consideração a evolução do modelo de venda direta, no momento
em que as relações da sociedade atual se dão via tecnologias digitais,
ampliando o significado do nosso negócio, que é trabalhar em rede”, afirma
Roberto Lima, presidente da Natura.
O novo
canal de vendas on-line da empresa ganhou o Prêmio Nacional de Inovação, da
Confederação Nacional da Indústria (CNI), na categoria Inovação em Modelo de
Negócio. Com o Rede Natura, a empresa inovou ao oferecer mais uma forma de
acesso aos produtos e uma nova possibilidade de escolha para a atividade de
consultoria, que agora pode ser desempenhada presencial e digitalmente,
proporcionando uma experiência diferenciada de compra e venda dos produtos.
Há mais
de um ano, o Grupo Vila, empresa especializada em serviços funerários,
disponibiliza para seus clientes a floricultura on-line com os mais variados
produtos, oferecendo, também, a entrega no próprio velório. Segundo Antônio
Efigênio Praxedes, coordenador da floricultura do Grupo Vila, o crescimento na
procura por esse tipo de produto é perceptível. “Cada vez mais podemos ver as
pessoas comprando flores on-line, inclusive clientes de outros estados e até de
outros países”, relata Antônio. Ele revela que, desde o início das atividades
em 2013, a empresa já alcançou o retorno de todo o capital investido e registra
crescimento de 115% nas vendas em 2014 em comparação com o ano anterior.
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