A Natura
lança este mês a nova linha de Natura Ekos e apresenta um ativo da Amazônia
pouco conhecido pelo consumidor: a ucuuba. Sua semente é fonte de uma manteiga
leve, com alto poder hidratante e reparador. A propriedade garante alto
desempenho aos produtos ao mesmo tempo em que valoriza o fruto, contribuindo
para a manutenção da floresta em pé.
A
espécie, presente em áreas alagadas, está ameaçada de extinção por conta do
aumento da exploração madeireira nos últimos 30 anos, para confecção de
estacas, cabos de vassoura e batentes de porta. O uso da semente como
matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável e evita o
desmatamento. A cada ano, a renda que uma comunidade obtém com uma ucuubeira
preservada é três vezes maior do que aquela gerada com a exploração madeireira.
Enquanto a árvore é derrubada apenas uma vez, os frutos são colhidos por, no
mínimo, dez anos. Essa lógica transforma a ucuuba em uma espécie valorizada.
Quando
madura, a ucuuba se rompe, sua semente vermelha cai e, de tão leve, boia sobre
os igapós. Os ribeirinhos colhem apenas 50% dos frutos que caem nas águas. O
manejo da ucuuba é feito por comunidades agroextrativistas nas regiões do
Nordeste Paraense e do Médio Juruá, no Amazonas, com as quais a Natura tem
relacionamento. Elas são beneficiadas com o desenvolvimento da cadeia
produtiva, capacitações técnicas e melhorias tecnológicas.
“Natura
Ekos Ucuuba abre uma oportunidade para reverter o ciclo predatório de
exploração da madeira, ao ressignificar o valor do ativo e seu lugar na cadeia
produtiva, gerando renda a partir de um produto florestal não madeireiro, a
semente”, afirma Daniel Campos, diretor de cuidados pessoais da Natura.
A principal
inovação de Natura Ekos Ucuuba é o fato de proporcionar alta hidratação com
textura leve e de rápida absorção, o que rompe um paradoxo da hidratação. O
produto entrega uma hidratação prolongada, de até 48 horas.
O
desenvolvimento da linha levou cerca de três anos. A pesquisa e a produção da nova linha Natura
Ekos Ucuuba insere-se no Programa Amazônia, que tem como objetivo colocar a
Natura a serviço da criação de propostas de desenvolvimento sustentável que acolham
os habitantes da região e conservem a floresta em pé.
A
ambição da Natura é que 30% dos insumos consumidos pela companhia sejam
provenientes da Amazônia até 2020. Atualmente, esse percentual está em 13,3%.
Até lá, a empresa pretende se relacionar com 10 mil famílias na Pan-Amazônia,
movimentando R$ 1 bilhão em negócios na região. Atualmente a empresa tem
relacionamento com 2,1 mil famílias na área.
O manejo
da ucuuba também está alinhado ao compromisso expresso em sua Nova Visão de
Sustentabilidade. A Natura pretende ser uma empresa que gera impacto positivo em
2050, o que vai além de apenas reduzir ou mitigar impactos.
A
submarca Natura Ekos, criada em 2000, inaugurou um novo modelo de produção na
indústria cosmética. Todos os produtos usam em suas fórmulas matérias-primas
naturais da biodiversidade brasileira. A nova linha é o principal lançamento de
Natura Ekos dos últimos cinco anos. O último ativo não perfumístico foi o açaí,
lançado em 2009.
A linha
Natura Ekos Ucuuba terá seis produtos, que serão lançados em duas fases, para
respeitar os tempos da floresta. As Consultoras Natura já começaram a vender
três itens: manteiga reparadora para o corpo, manteiga hidratante para as mãos
e hidratante desodorante corporal. No segundo semestre, serão lançados um
sabonete líquido hidratante para as mãos, uma versão do sabonete líquido para o
corpo e um sabonete em barra cremoso.
As
embalagens do hidratante corporal e da manteiga reparadora Natura Ekos Ucuuba
são ecoeficientes, com 50% PET reciclado pós-consumo e 50% PET verde, que
possui material de origem vegetal renovável em suas composições.
Sobre a
Natura
Fundada
em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos
de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4
bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão
de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia
e França. Maior empresa B Certificada do mundo, foi a primeira companhia de
capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua
atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico.
A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides
(PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e
Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA).
Detém 65% da
fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania,
Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos
pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para encontrar uma
Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a
palavra Natura para 28128. Para mais informações sobre a empresa, visite
www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais:
Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.
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