quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cantor Lenine visita projeto no litoral do Piauí

O cantor Lenine visita nesta sexta-feira (18) o projeto Pesca Solidária que abrange os municípios de Cajueiro da Praia, no Piauí, e Chaval e Barroquinha no Ceará. O artista ainda fará um show na cidade de Jericoacoara.


Segundo o Coordenador de Comunicação do Projeto, Chico Brandão, Lenine deve desembarcar em Parnaíba pela manhã e seguir para a região do estuário que abrange as três cidades cearenses e a Cajueiro da Praia. "Ele irá visitar a região dos rios Timonha e Ibatuba, que fica na divisa do Piauí com o Ceará. Vai ver a despescar e conversar com os pescadores locais. Depois irá conhecer outros projetos e irá se apresentar em Jericoacoara", descreve.

A turnê “Encontros Socioambientais com Lenine” chega ao estuário dos rios Timonha e Ubatuba, no litoral da divisa dos estados do Piauí e Ceará. No dia 18, o artista estará na cidade de Chaval (CE) e vai visitar a área de pesquisa do programa anfitrião: o Projeto Pesca Solidária. Lenine também fará uma apresentação aberta ao público na Praça Central de Jericoacoara dia 19, às 20h30 horas.

Durante o encontro, Lenine visitará, embarcado, o estuário dos rios Timonha e Ubatuba juntamente com pescadores das cidades de Cajueiro da Praia, Chaval e Barroquinha, municípios que compõem a área de abrangência do Pesca Solidária. Na ocasião o cantor vai conhecer a fauna e a flora da região e acompanhar a pesca artesanal, bem como a despesca dos currais de peixe; ele estará acompanhado de técnicos do Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA). Lenine fará uma viagem de imersão no ecossistema do estuário dos rios que desaguam no mar entre os estados do Piauí e Ceará, dentro da área de abrangência do Projeto.

Na manhã de sábado (19), Lenine mais os representantes do Pesca Solidária e de outros cinco projetos patrocinados pela Petrobras participarão de uma atividade de Educação Ambiental em Jericoacoara, quando será realizada uma limpeza de praia e distribuição de material informativo relacionado ao lixo.


Projeto
Lenine deu início a uma turnê por 12 projetos socioambientais pelo Brasil para encontros com as comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que mais gosta: música. "A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto", explica o cantautor, que também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou "orquidoido", como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.



Os “Encontros Socioambientais com Lenine” percorrem as 5 regiões do país e já passaram pelo projeto “Floresta Sustentável” na Praia do Forte, Bahia e “Orquestra Jovem”, “Tecendo uma Rede de Cidadania” (MG), “Centro de Referência de Esporte Educacional” (RS), “Mantas do Brasil” (SP), “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” (AM) e “Bichos do Pantanal” (MT). As próximas paradas serão: “Pesca Solidária” (CE), “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” (RJ), “Meros” (ES), , “Encauchados” (AC), “Comunidade Produção e Renda” (MA) e “Cerrado Vivo” (GO). Toda essa extensa agenda conta com a parceria e o patrocínio da Petrobras, através do Programa Socioambiental.

Serão dois dias de ações em cada destino. No primeiro dia o cantor visita o projeto anfitrião e no segundo celebra com a comunidade local, conhecendo a história dos vários projetos da região, assim como seus representantes e parceiros locais. O encerramento será com um show gratuito, onde Lenine revisita seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão.


A estimativa é de que ao final do projeto, mais de 24 mil pessoas sejam alcançadas diretamente, e 640 mil indiretamente, pelas ações do projeto ‘Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota’. O artista já passou pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso. Até junho, ele conhecerá iniciativas ambientais, sociais e de esportes educacionais distribuídas por 12 estados das cinco regiões geográficas do país. Fonte cidade verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário