quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sabadinho Bom em João Pessoa

Azeitona do Trombone e Meire Lima são as atrações do Sabadinho Bom deste sábado (14), a partir das 11h30, na Praça Rio Branco, no Centro Histórico da Capital. Os dois artistas cantam no projeto que é uma realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e viabilizado por sua Fundação Cultural (Funjope).

Mestre em trombone pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o músico Azeitona do Trombone é a primeira atração com um repertório voltado, principalmente, para o chorinho e a gafieira, mas sem deixar de passear por ritmos e estilos a exemplo do frevo e da MPB. O músico reforça que o show possibilitará ao público tanto dançar quanto apreciar a execução das canções.

Azeitona do Trombone tocará os chorinhos “Daga” (Antônio Benedito), “Gilvando Pereira” (Ubaldo Medeiros), “Lumiar” (Fernando Drumond). O músico escolheu do universo da gafieira as canções “Gafieira no Bar do Peixe” (Klênio Barros), “Na Glória” (Raul de Barros), “Alma Brasileira” (Paulo Moura) e “Um Burrinho Chorão” (Adelson Machado).

Nos solos de trombone, Azeitona também interpretará alguns clássicos da MPB a exemplo de “Aconchego” (Dominguinhos), “Se Eu Quiser Falar Com Deus” (Gilberto Gil), “O Que É O Que É?” (Gonzaguinha) e “Manhã de Carnaval” (Antônio Bonfá).

Familiarizado com a música desde 1983 quando começou a tocar o instrumento bombardino, Azeitona é natural de Itaporanga, se familiarizando com o trombone em 1987 e devido à paixão pelo instrumento cursou mestrado pela UFPB.

Sambas e frevos – O segundo tempo do projeto Sabadinho Bom, a partir das 14h, será comandado pela cantora paraibana Meire Lima com um repertório formado por sambas, frevos e muito suingue. Os sambas escolhidos pela intérprete ganharão uma roupagem de samba de roda a exemplo de “Reconvexo” (Caetano Veloso), “Revolta Olodum” (José Olissan/Domingos Sérgio), “Lenda das Sereias” (Vicente/Dionel/Veloso).

Com o suingue da bossa e do samba, Meire Lima apresentará canções conhecidas do grande público a exemplo de “A Rita” e “Sem Compromisso” (ambas de Chico Buarque), “Insensatez” e “Chega de Saudade” (ambas de Tom Jobim/Vinícius de Moraes).

Meire também interpretará pérolas do repertório do cantor e compositor Paulinho da Viola, a exemplo de “Coração Leviano” e “Guardei Minha Viola”. A passagem para o clima de reverência ao carnaval chega com um bloco formado por frevos pernambucanos: “Voltei Recife” (Luís Bandeira), “Quatro Cantos”, “Roda e Avisa” (J. Michiles/Edson Rodrigues) e “Bom Demais” (J. Michiles).

Natural de Itabaiana, Meire Lima reside em João Pessoa há 30 anos. Na Capital, é professora de canto popular e toca contrabaixo e percussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário