O projeto, que visa registrar e salvaguardar a primeira década de existência desta tradição que anualmente arrasta multidões, é uma iniciativa da Lei Paulo Gustavo, contando com o essencial apoio do Governo Federal (Ministério da Cultura) e do Governo do Estado de Pernambuco (Secretaria de Cultura).
A celebração de lançamento se inicia às 18 horas com um vibrante cortejo cultural. O desfile partirá do Centro Esportivo e Lazer José Feliciano dos Santos (Beira Rio), prometendo reviver o esplendor do Carnaval.
O público poderá acompanhar Bonecos Gigantes que representam personalidades históricas da cidade, Porta-Estandarte e Passistas de Frevo da Companhia da Professora Adriana do Frevo, além da inconfundível sonoridade da Orquestra de Frevo do Maestro Henrique César.
O destino final do cortejo é o Pátio do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, onde a festa culmina com a aguardada exibição do documentário. No local, os personagens Mateus e Catirina farão as honras para receber o público antes da sessão gratuita.
O Documentário: Uma Década de História
O documentário “Zé Puluca, o Gigante de Bom Conselho” retrata a trajetória da festa que se consolidou como a que concentra a maior quantidade de bonecos gigantes da região e que, há onze anos, colore o município de Bom Conselho.
O filme é fruto de uma pesquisa minuciosa do produtor cultural Carlos Alberto, idealizador do projeto, e utiliza um rico acervo de fotografias e novas imagens para narrar a história.
“A ideia é mostrar como a festa movimenta e encanta o município no período do Carnaval, salvaguardando essa primeira década de existência,” afirma a produção.
O roteiro incluiu depoimentos de artistas renomados que já se apresentaram no evento, como André Rio, Maestro Spok, Maestro Forró, Maestro Ademir Araújo, Mestre Galo Preto e tantos outros mestres da cultura pernambucana. O registro da tradição incluiu até mesmo um arrastão realizado no Paço do Frevo, no Recife, para reviver a atmosfera do desfile do interior.
A produção executiva do documentário é de Margareth Alvarez e Elisângela Nascimento, e direção de André Rio.
A Origem da Festa: Homenagem a Zé Puluca
A autêntica festa de rua, que hoje é Patrimônio Cultural e está incluída no calendário oficial de eventos do estado e do município, leva o nome do músico, maestro e compositor José Duarte Tenório, conhecido como Zé Puluca.
Nascido em Bom Conselho, Zé Puluca é autor de mais de 200 composições. Sua paixão pelo Frevo se tornou a bandeira principal da festa, que mescla a música com figuras alusivas à cultura local. Grandes nomes apoiaram e passaram pela festa ao longo desses 10 anos, como Alceu Valença e o Mestre Ariano Suassuna, patrono do Carnaval de Zé Puluca.
SERVIÇO:
Evento: Apoteose do Zé Puluca
Data: Domingo, 09 de novembro de 2025
Horário do Cortejo: 18h
Ponto de Partida: Centro Esportivo e Lazer José Feliciano dos Santos (Beira Rio)
Exibição: Pátio do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (gratuita)
Fotos: Fabiano Alves

Nenhum comentário:
Postar um comentário