terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Produtora cultural pernambucana transforma realidades de comunidades com projeto de incentivo à leitura


À bordo de uma van, a produtora cultural Eliz Galvão, juntamente a uma equipe de arte-educadores estão transformando realidades de várias comunidades de Pernambuco.
Desde 2019, o projeto "Ler pra Ser" já percorreu mais de 14 cidades, levando literatura, vivências culturais e esperança às crianças, adolescentes e jovens de áreas carentes. Nesta semana, a iniciativa, realizada pela empresa Liga Criativa, chega a Caruaru, no Agreste, e Vicência, na Zona da Mata Norte, com uma agenda repleta de atividades gratuitas. Entre os destaques, estão a entrega de duas novas bibliotecas móveis, cada uma com mais de 40 obras, que serão doadas às comunidades como ferramentas de acesso livre à leitura e ao conhecimento. 



Em sua terceira edição, o projeto Ler pra Ser chega nesta quarta-feira, (19), no agreste pernambucano e se estende até a sexta-feira, (21), com o compromisso de promover cinco grandes estratégias. A primeira ação do projeto é uma formação, gratuita, sobre mediação de leitura para adolescentes. A ideia é utilizar a mediação de leitura como ferramenta de educação e cultura e um bom uso do acervo de livros que será doado pelo projeto à comunidade. Uma das partes importantes dessa atividade, ministrada pelo arte-educador, Guga Bezerra, está a criação de espaços de leitura que estimulem a participação da comunidade. 



E não para por aí. Crianças, dos 08 aos 10 anos, também serão protagonistas.  Na oficina de contação de histórias, eles vão explorar suas identidades e realidades locais, criando narrativas que refletem suas vivências.  O conteúdo, dividido em módulos, vai abordar, entre os temas: minha identidade, minha comunidade é assim, literatura inclusiva (acessibilidade na leitura), eu escritor, eu contador de histórias. A formação, que conta com uma carga horária de 10 horas-aulas, será ministrada pelo arte-educador Anderson Abreu.



Entre os destaques da agenda cultural do projeto, realizada em Caruaru e Vicência, está a doação da Caixas de Histórias.  O equipamento cultural móvel, confeccionado em madeira, com média de 1,5 x 90 cm, montada sobre rodas, contém um acervo de 40 livros. As obras, catalogadas pela equipe do projeto, são destinadas para atender o público infantil, juvenil e adulto, com títulos que vão desde questões relacionadas à identidade negra, indígena, pluralidade cultural, diversidade, feminismo, mediação de conflitos, acessibilidade, inclusão social e cultura popular. A ideia é que a comunidade possa circular com a biblioteca móvel pelos bairros, praças, escolas, feiras, mercados livres, para que a população possa ler. (possa ter acesso mais fácil a livro e a leitura). 



Outra ação importante do “Ler pra Ser”será o lançamento, em cada uma das cidades,  da Revista “Inspiração: iniciativas que fazem a literatura pulsar em Pernambuco”. A publicação, que reúne textos e fotos em formatos jornalísticos, de dez iniciativas ligadas as áreas de produtiva, mediadora e criativa da literatura, contará com 120 exemplares com distribuição gratuita O público também vai poder baixar a versão digital, gratuitamente, que está disponível no site  https://www.ligacriativa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário