terça-feira, 16 de abril de 2024

Estudo sobre comportamento do consumidor liderado por professor do UNIESP é destaque em evento da USP



Um trabalho liderado pelo professor Alessandro Pinon, do Centro Universitário UNIESP, em colaboração com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi recentemente aprovado para apresentação no prestigiado Behavioral Science Lab 2024, sediado na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
O evento, programado para os dias 21 e 22 de maio, concentra-se na economia comportamental e tópicos correlatos, reunindo alguns dos maiores especialistas da área.



O estudo, intitulado "Preferência entre produtos em lojas varejistas: Uma análise por meio do mapeamento da atividade cerebral registrada pelo EEG e com o emprego de Nudge", adota uma abordagem interdisciplinar para investigar como as estratégias de marketing influenciam as decisões de compra dos consumidores. 



Utilizando tecnologias avançadas como o Eletroencefalograma (EEG), os pesquisadores examinaram as respostas cerebrais e comportamentais dos consumidores diante de vários estímulos de marketing, incluindo anúncios e experiências de compra.



“O maior impacto identificado e que tem potencial de uso futuro no mercado é que aumentamos a tomada de decisão melhorando a percepção de escolha dos produtos nas interações cérebro/máquina”, explica Alessandro Pinon. “As onda cerebrais high-beta e low-beta, que dizem respeito respectivamente ao relaxamento e a questão da atenção e da agitação, nos dá informações e dados importantes para os estrategistas de marketing entenderem se aquele produto está sendo bem comunicado ou não, e se ele está sendo aceitou ou não pelo consumidor”.



O estudo destaca a importância de compreender as emoções dos consumidores durante o processo de compra e suas variações, desde a gratificação instantânea até o arrependimento pós-compra. A compreensão dessas emoções é essencial para desenvolver estratégias de marketing mais eficazes, que além de  atender às necessidades funcionais dos consumidores, também os deixem emocionalmente satisfeitos e engajados com a marca.



“Nossa análise combina economia comportamental e neurociência aplicada para entender como as pessoas decidem comprar diante de estímulos de marketing. Usamos o EEG para registrar a atividade cerebral em tempo real enquanto os consumidores são expostos a diferentes mensagens de marketing”. 



Ainda segundo o professor, também foi aplicado o conceito de "nudge", influenciando sutilmente as decisões dos consumidores sem impor escolhas específicas. Essa combinação permitiu identificar padrões de comportamento e preferências, oferecendo insights valiosos para estratégias de marketing mais eficazes.



As informações podem ser identificadas tanto em uma compra presencial, em loja física, quanto através do comércio virtual e até mesmo assistindo propagandas de TV. “A gente sai do lado subjetivo e passa a ler os padrões neurais que vão indicar a melhor tomada de decisão na compra daquele produto”, esclarece o professor do Uniesp.



Além do professor Pinon, a equipe de pesquisa inclui Daniel de Queiroz Cavalcanti, Isaac Nóbrega Marinho, João Marcelo e Valdecir Becker. A aprovação no Behavioral Science Lab 2024 valida a relevância deste estudo, destacando o impacto da pesquisa realizada na Paraíba em um cenário acadêmico nacionalmente reconhecido.



“A oportunidade de ir para a USP é de grande importância para nós que estamos contribuindo com a produção científica na Paraíba, dado o prestígio dessa instituição em todo o Brasil. Para os pesquisadores do nosso estado, colaborar com uma instituição tão renomada como a FEA-USP é verdadeiramente significativo. A USP é reconhecida nacional e internacionalmente como um centro de excelência em pesquisa e ensino, e sua reputação é um selo de qualidade que valoriza nossos trabalhos”, destaca Pinon.



O trabalho, além de contribuir para o avanço da ciência e da pesquisa acadêmica, terá um impacto tangível na educação dos alunos, no sucesso das empresas e no bem-estar da sociedade como um todo.

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