Este evento representa a importância da união de esforços entre a Ciência Tropical, os setores público e privado, as agências de fomento e o Terceiro Setor, com o objetivo de construir uma sociedade mais equitativa. É uma tentativa de pacificar o diálogo entre as potencialidades do mundo rural e os anseios urbanos por alimentos mais saudáveis, produzidos de forma menos desigual e embasados pela ciência - algo indispensável para enfrentar as mudanças climáticas.
O Brasil já detém um agronegócio tecnológico e sustentável que serve de exemplo para o mundo. Possuímos conhecimento, modelos de gestão e tecnologias únicas capazes de responder aos grandes desafios globais. Como afirmava Paolinelli, "o mundo tropical não é um problema, é uma solução". No entanto, para alcançar nosso potencial máximo, é fundamental unir esforços e promover uma comunicação eficaz entre diferentes setores da sociedade.
Em um momento desafiador, onde milhões de brasileiros emigraram, os investimentos em Ciência foram reduzidos e a polarização política alimenta a desconfiança, se torna cada vez mais fundamental que a sociedade urbana compreenda as conquistas do agronegócio brasileiro em direção ao desenvolvimento sustentável.
Urge uma nova estratégia de comunicação. O mundo urbano ainda desconhece nossas realizações civilizatórias, como a liderança global em tecnologias de controle biológico na agricultura, a conversão do peixe em uma alternativa acessível de consumo graças à inteligência tecnológica concentrada na proteína de soja, e o nosso potencial para uma rápida transição para fontes de energia renovável, como o hidrogênio verde e o biodiesel de soja.
A criação de um Think Tank no Brasil para debater essas questões é um grande desafio, mas já conta com o apoio de instituições renomadas, como o Banco Mundial, a FAO e a Embrapa.
Nesse sentido, a Rede Soja Sustentável nasce associada aos 11 anos de reflexão do Fórum do Futuro e ao legado de Alysson Paolinelli, que buscou reorientar o setor agroindustrial do século XXI.
Convido a todos a participarem do lançamento da Rede Soja Sustentável e do Seminário “Comunicar é Negociar Fora da Bolha”.
Nosso esforço conjunto pode posicionar o Brasil como líder global em desenvolvimento sustentável através da bioeconomia.
Está em jogo a nossa capacidade de minimizar conflitos, de harmonizar a visão estratégica, de focar num futuro melhor para as pessoas e para o Planeta, gerando inclusão, empregos e renda dignos, atacando a fome e mitigando as mudanças climáticas e a migração forçada.
* Cesar Borges de Sousa é Presidente da Rede Soja Sustentável

Nenhum comentário:
Postar um comentário