quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cineclube Casa Zero recebe primeira cineasta trans a conquistar espaço no circuito comercial

 


A segunda edição do Cineclube Casa Zero contará com a presença de Julia Katharine, a primeira cineasta trans a conquistar espaço no circuito comercial.
A sessão está agendada para o próximo domingo (28), às 16h, no Auditório Urbano Vitalino (1º Andar) da Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, 237, no Recife Antigo, com entrada gratuita. Durante o evento, serão exibidos os filmes "Modelo Morto, Modelo Vivo" e "Tea for Two", sendo este último dirigido por Julia, o primeiro filme dirigido por uma mulher trans a estrear em circuito comercial no Brasil. A cineasta participará de uma conversa após os filmes.

 

Julia Katharine se destaca como a primeira cineasta trans a conquistar espaço no circuito comercial, marcando um importante avanço na representatividade dentro do mercado nacional. Seu curta-metragem “Tea for Two” (2018), do qual é roteirista, diretora e atriz, emergindo como uma obra crucial na contracorrente dos padrões estabelecidos.Julia não apenas liderou a concepção do filme, mas também desempenhou um papel central como Isabela.

 

"Trazer uma cineasta e realizadora tão influente como Julia Katharine é uma oportunidade não só de lançar luz sobre questões fundamentais para a comunidade LGBTQIA+, mas também de trazer multiplicidade de vozes dentro da produção cinematográfica, nas narrativas construídas por e sobre pessoas trans dentro dessa linguagem", destaca Neco Tabosa, curador do cineclube.

 

A cada quinze dias, sempre aos domingos, o Cineclube Casa Zero será realizado com acesso gratuito a filmes de alta qualidade, promovendo a inclusão de toda a comunidade. Para garantir a acessibilidade, todas as sessões contarão com intérpretes de Libras, que estarão presentes para auxiliar na comunicação durante os debates pós-filme. O projeto conta com o incentivo da Prefeitura do Recife (PCR) e do Governo Federal, por meio do Edital Geraldo Pinho, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

 

"Nós, da Casa Zero, estamos muito felizes em abrir mais um espaço de fruição cinematográfica no Recife, especialmente para produções pernambucanas. Apenas 3% da produção nacional consegue espaço nas salas de cinema comerciais. Muita coisa está sendo feita, mas não alcança o grande público. Espaços como este que estamos construindo são fundamentais para a formação de um público qualificado, o debate de temas relevantes e a partilha de outras experiências possíveis na produção audiovisual", convida Amanda Barbosa, coordenadora do projeto.

 

Produções que serão exibidas no dia 28 de abril

 

Tea for Two (25 min, 2018)

 

Silvia é uma cineasta de meia-idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece outra mulher que a fascina.

 

Modelo Morto, Modelo Vivo (25 min, 2020)

 

Manuela, uma mulher trans, ao frequentar uma oficina de modelo vivo, desperta para sua própria beleza e potência. Prêmio de melhor roteiro na Sétima Mostra de Diversidade Sexual, Modive-se.

 

Serviço:

Cineclube Casa Zero

Dia 28 de abril de 2024, às 16h

Casa Zero, Rua do Bom Jesus, 237, Recife Antigo. 1º andar, Auditório Urbano Vitalino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário