segunda-feira, 27 de julho de 2015

Terça Negra recebe uma noite dedicada à resistência e celebração

Na semana seguinte a que celebramos o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, o Pátio de São Pedro, área central do Recife, recebe uma noite dedicada à resistência e celebração. A Terça Negra realiza mais uma edição na próxima terça-feira, 28, a partir das 20h. A iniciativa do Movimento Negro Unificado com apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, leva aos palcos os grupos De Leão, Coco dos Pretos, Afoxé Oxum Pandá e a Banda Estado Civil.

Apresentando-se pela primeira vez na Terça, o grupo percussivo De Leão exibe um trabalho construído a partir do repertório pessoal de seus integrantes, estes advindos de grupos de dança, maracatu e afoxé da cidade do Recife. As letras abordam reflexões cotidianas sobre desigualdade social e desequilíbrio ambiental. Na mesma noite sobem ao palco o Coco dos Pretos, a banda de reggae Estado Civil e, direto do Festival de Inverno de Garanhuns 2015, o Afoxé Oxum Pandá.
Segundo o coordenador do projeto, Almir Miranda da Hora, a escolha das atrações está relacionada ao calendário de matriz africana. “Julho, por exemplo, é o mês do orixá Oxum, o mestre das águas. Cada grupo, geralmente ligado a um terreiro, tem seus mestres e orixás. Isso é preponderante no momento do convite”, explica Almir. A iniciativa, que acontece há quase 15 anos, costuma reunir a cada noite de realização entre 1 mil e 2 mil pessoas. No próximo mês de agosto a Terça Negra acontece nos dias 4 e 25.
SERVIÇO
Terça Negra
28 de julho, a partir das 20h
Pátio de São Pedro, Recife
Informações: (81) 9 8725 6712

Nenhum comentário:

Postar um comentário