terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Corso de Teresina entra para o Guinness Book


A capital do Piauí, Teresina, vai para o livro dos recordes 2012 – Guinness Book – com o maior desfile de carros enfeitados do mundo nas prévias carnavalescas. A oficialização do título foi anunciada neste domingo (11) pelo juiz do Guinness, Michael Janela, durante coletiva no Palácio da Cidade, sede do poder municipal.


O corso da capital piauiense contabilizou mais de mil veículos e a presença de cerca de 150 mil foliões, segundo levantamento da Prefeitura. Para Teresina bater o recorde era necessário ter registro de mais de 300 carros inscritos. Foram 416, o quádruplo do ano passado.

O desfile marcou pela irreverência dos foliões que, fantasiados, levaram para avenida Marechal Castelo Branco mensagem em favor da paz no trânsito, de alerta as drogas e contra a corrupção. Há registro de corso desde a década de 30 na cidade, mas há 15 anos, a festa é organizada pela Prefeitura de Teresina.

O juiz do livro dos recordes destacou que o corso preencheu todos os pré-requisitos como carros habilitados, ornamentação variada e percurso acima de 3km. Foram 9,5 km de desfile, iniciando às 16h e encerrando por volta da meia noite.

“Foi uma experiência única. Uma festa democrática. Eu vi ao vivo o Corso e constatei que desde velhos, jovens e crianças participaram. Vocês agora podem dizer: somos o melhor do mundo em festa carnavalesca”, disse Michael Janela.

A versão impressa do Guinness inclui apenas 3% dos 40 mil recordes catalogados desde 1955. Uma equipe de Londres é que fará a seleção se o corso entrará na publicação de 2013. A veiculação no site será feita essa semana.

O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), informou que com o título em mão vai solicitar ao Ministério do Turismo que inclua o corso de Teresina no calendário de eventos nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário