quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Máfia do Descarte do Lixo

A Grã-Bretanha tem sido chamada "a lata de lixo da Europa", porque importa lixo tóxico de outros países. Holanda, Irlanda, Bélgica, Estados Unidos, Canadá e muitos outros países pagam à Grã-Bretanha para dispor de seus lixos. Uma grande quantidade desse lixo é posta em depósitos e o pouco que sobra é incinerado ou tratado???
Mas o que fazer quando o depósito de resíduos tóxicos custa 250 dólares por tonelada na Europa, e apenas 2,5 dólares no Brasil?
Em Santos, no litoral de São Paulo, foram encontradas 300 toneladas de lixo.
No porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, outras 740 toneladas foram isoladas. No complexo do porto seco da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, chegaram quase 150 toneladas de resíduos em oito contêineres.
A Alfândega da Receita Federal apreendeu na última  terça-feira (11), em Pernambuco, um carregamento de lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos com destino à cidade Agrestina de Santa Cruz do Capibaribe, localizada a 190 km do Recife. O material irregular estava em um contêiner no Porto de Suape, no litoral sul do Estado. O carregamento estava identificado na documentação de importação como sendo tecidos com defeito.

Já existe todo um histórico de uma prática da máfia de desviar o lixo do descarte e colocar em outros países. A gente já tinha informação que esse tipo de prática acontecia nos países africanos e agora infelizmente acontece aqui no Brasil”, afirma  inspetor da Receita Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário