segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Ana Preta lança clipe "Homenagem Remix", reunindo pioneiras do Rap nacional em um encontro histórico



Créditos: Jardel Rodrigues

Após emocionar o público com a faixa “Homenagem”, um tributo às mulheres que abriram caminho na cultura Hip-Hop, a rapper Ana Preta lança agora o “Homenagem Remix”, uma versão expandida e ainda mais simbólica.
A nova faixa está disponível nas plataformas digitais e ganha clipe nesta segunda-feira, 15, com participações de Rúbia RPW, Rose MC, Ieda Hills e Thulla Melo, artistas pioneiras que marcaram o início do movimento do rap no Brasil nos anos 1980. 


A ideia do remix surgiu do desejo de Ana de ir além da menção e transformar o tributo em um encontro real, dando voz ativa às mulheres que inspiraram gerações. “A música ‘Homenagem Remix’ foi criada a partir da vontade de homenagear as pioneiras do rap no Brasil. A iniciativa surgiu após a primeira versão, focada nos nomes que iniciaram o movimento nos anos oitenta. Algumas dessas pioneiras ainda estão em atividade, enquanto outras não, e foi importante que essa celebração acontecesse agora, com todas em vida”, conta Ana Preta.


O convite partiu diretamente de Ana, que mantém contato próximo com as artistas convidadas. Todas aceitaram prontamente e participaram das gravações de forma coletiva, resultando em um processo intenso e emocionante. “O desejo era fazer mais do que uma simples menção ou foto: eu queria que elas estivessem ativamente na faixa, rimando. Foi um momento único, de emoção e ação. Pessoas que ouviram disseram que é a primeira vez que algo assim acontece no rap brasileiro. Não fiz pensando em ser a primeira, fiz pra celebrar e reconhecer o que essas mulheres representam”, completa a artista.


Com produção de Felipe Mayfield, “Homenagem Remix” consolida um gesto de respeito e memória dentro da história do rap nacional, reafirmando a importância de reconhecer quem veio antes e inspirou o caminho das novas gerações.






Sobre Ana Preta

 

Ana Preta é rapper, artista-educadora e produtora executiva nascida na zona leste de São Paulo. Cria da cultura Hip-Hop, iniciou sua trajetória rimando em 2006 e lançou sua primeira música em 2010. Já foi integrante do grupo As Minas, assistente de palco no programa Manos e Minas e atualmente é CEO da Apenas Produções. Com um flow potente e letras afiadas, Ana se destaca também pela atuação em projetos que fortalecem a presença de mulheres pretas na música. Lançou seu disco de estreia Ana Preta Não Brinca em 2022 e, desde então, segue ativa com novos singles, foi jurada no Canta Comigo (Record TV), fez palestras no WME e promove iniciativas de formação cultural, como o projeto Território Hip Hop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário