Além de Alcione, o programa traz pesquisadores e amigos da artista maranhense. Participam da conversa o jornalista Leonardo Bruno que escreveu o livro "Canto de Rainhas", com a biografia de Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares.
A atração ainda tem a presença da cantora conterrânea Rita Benneditto e da gestora cultural Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e Dona Zica, que influenciaram a trajetória da homenageada. A debatedora do Sem Censura temático que celebra Alcione é a jornalista Fabiane Pereira.
Exibido na telinha às 16h, o conteúdo exclusivo pode ser acompanhado também pelo app TV Brasil Play e no YouTube do canal público. O programa tem horário alternativo na programação da emissora mais tarde no mesmo dia, à noite, a partir das 23h30.
Repertório e assuntos do papo
O especial do Sem Censura que recebe Alcione traz um panorama sobre os 50 anos de carreira da intérprete. Durante as entrevistas, a musa e os convidados mencionam episódios curiosos de sua vida e destacam obras marcantes do seu repertório.
No palco do programa da TV Brasil, a sambista solta a potente e inconfundível voz para cantar sucessos que marcaram época e atravessam gerações. Alcione entoa "Não Deixe o Samba Morrer", "Estranha Loucura", "Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério)" e "Meu Ébano", entre outros clássicos. Rita Benneditto também faz a performance de duas canções para prestigiar a amiga.
O encontro festeja a musa que dá várias canjas de hits no decorrer da atração especial. Alcione resgata a importância de grandes parceiros musicais e reconhece como astros do porte de Jair Rodrigues e Roberto Menescal a incentivaram desde o início da vida artística.
Ela ainda recorda outras memórias do começo da trajetória com personalidades como Emílio Santiago, Djavan e Leci Brandão. No papo, a bamba valoriza nomes consolidados com quem tem parceria atualmente, como Xande de Pilares, e compositores da nova geração como Mumuzinho.
Identificada com a escolha de samba Mangueira, Alcione também é uma incentivadora da folia ao idealizar agremiações para as crianças. Muito querida pelo público e pela crítica, ela ainda foi homenageada com o enredo da Verde e Rosa em 2024 na Marquês de Sapucaí.
Além dessa realização no samba, a cantora é conhecida por interpretar outros gêneros e até composições em outros idiomas. Os convidados ressaltam essa versatilidade de Alcione e explicam a importância da artista no país e no exterior, além de enumerar suas turnês, conquistas e reconhecimentos internacionais e também no Brasil.
Retorno do programa
Clássico da televisão brasileira, o Sem Censura reestreou na grade do canal público em fevereiro. Agora sob apresentação de Cissa Guimarães, o programa tem novos quadros, debatedores, entrevistas e atrações musicais. A roda de conversa entra na programação da TV Brasil de segunda a quinta-feira, ao vivo, das 16h às 18h. A produção tem edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário.
Mesmo em novo formato, o Sem Censura continua com pontos clássicos do programa, como a bancada em formato semicírculo com a apresentadora ao centro, mas de forma repaginada. A trilha sonora que marcou as tardes da telinha ganha um ritmo mais popular. A identidade visual também foi reformulada, com elementos mais jovens e conectados ao universo digital.
Debatedores e mais cultura
O Sem Censura traz de volta a presença dos debatedores fixos, que se revezam a cada edição. A produção reúne nomes como o carnavalesco Milton Cunha; o jornalista André Curvello, o ator Hugo Bonemer; a comediante Dadá Coelho; o diretor de cinema e teatro, Rodrigo França; a atriz e apresentadora, Luana Xavier; a psicóloga Tatiana Paranaguá; o educador Social Jota Marques; e a jornalista cultural e radialista, Fabiane Pereira.
Eles se alternam na atração com outros profissionais que trabalham na emissora como a jornalista e apresentadora Katy Navarro, que já comandou o programa em outras oportunidades; a cantora, jornalista e também apresentadora de atrações musicais da TV Brasil, Bia Aparecida; e o jornalista e influenciador digital, Murilo Ribeiro, o Muka.
Com direção geral de Bruno Barros, que também já esteve na apresentação do Sem Censura em outras temporadas, o programa retoma a vocação de ser um espaço de divulgação da produção cultural brasileira e referência para novos artistas.
Todas as sextas-feiras, o Sem Censura reúne atrações musicais que se apresentam no palco e fazem um tributo a grandes personalidades. Simone, Sandra Sá, Gal Costa, Beth Carvalho e Elis Regina foram algumas das estrelas homenageadas. A direção artística do programa é de Leila Maia.
O Sem Censura tem exibição simultânea pelo YouTube da emissora (youtube.com/tvbrasil) e pelo aplicativo TV Brasil Play (http://tvbrasilplay.com.br). O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
A interatividade está presente com a hashtag #semcensura nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Sobre o programa
O Sem Censura faz parte da programação da TV Brasil desde 1985, quando estreou na então TV Educativa do Rio de Janeiro com Tetê Muniz como apresentadora - mas ficou mais conhecido com o rosto de Leda Nagle na bancada, que apresentou o programa de 1996 a 2016. O Sem Censura promovia debates sobre temas variados e era diário, passando a ser semanal desde 2021, e retorna repaginado em 2024 com Cissa Guimarães como titular.
Idealizada pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política, a produção também foi apresentada por profissionais como Gilsse Campos, Lúcia Leme, Claudia Cruz, Beth Camarão, Marcia Peltier, Liliana Rodriguez, Eliana Monteiro, Carla Ramos, Vera Barroso e Marina Machado.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, das 16h às 18h, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário