quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Pacto Recife pela Inovação ganha reforços

 


O Pacto Recife pela Inovação ganha mais reforços com a chegada do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE).
A instituição de ensino, localizada na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, assinou no dia 14 de agosto, parceria com a Prefeitura do Recife para contribuir com a proposta do projeto, que é de transformar a cidade em um importante epicentro global de ciência e tecnologia. O evento aconteceu na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).


Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Recife, Rafael Figueiredo, o reitor da Unit-PE, Diogo Galvão, a consultora de Carreiras, Karina Paz, e a coordenadora das Práticas Inovadoras em Projetos de Extensão (PIPEX), Prof.ª Célia Guedes. Além de representantes de outras Instituições do Ensino Superior.


“Há um tempo que já estamos estreitando laços com a Prefeitura. E no momento em que se firma um pacto em que possamos contribuir ativamente com soluções, percebemos que existe um espaço fundamental para que nossos alunos sejam protagonistas desse processo. Dessa forma, vamos produzir ciência para a cidade, trazendo um resultado social importante”, comemora o reitor Diogo Galvão.


O Pacto Recife pela Inovação é um programa que busca conectar diversos atores sociais, como a iniciativa privada, a gestão pública, a academia, o terceiro setor e a sociedade civil organizada para colocar a cidade em um novo patamar da transformação digital no Brasil. Isso será possível por meio da instrumentalização da estratégia de ciência, tecnologia e inovação da cidade, alinhada aos eixos de Engenharias, Saúde Pública, Energias Renováveis, Administração Pública, Resíduos Sólidos e Cultura, impulsionando a geração de oportunidade, com um foco especial na inclusão social e econômica dos cidadãos mais vulneráveis.


“Queremos fazer a roda girar e, para isso, criamos a plataforma Inovação Aberta, onde estão listados os principais problemas enfrentados pela Prefeitura. Dessa forma, o jovem, (aluno das instituições de ensino), vai saber desses desafios e buscar soluções. Nosso intuito é gerar mais emprego e mais renda. Promover riqueza para os mais pobres”, afirma o secretário Rafael Figueiredo.


A consultora Karina Paz explica como essa parceria vem agregar o que já é trabalhado na Unit-PE, por meio da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que preza pelo envolvimento dos estudantes na realização de projetos práticos e que se proponham a solucionar problemas do mundo real de maneira ativa. “É uma oportunidade para que nossos jovens tragam retorno para a sociedade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário